Política
Pesquisa Novo Ibrape Indica 2º Turno entre Beto e Rose
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira(05) do Novo Ibrape encomendada pelo site Campo Grande News confirma que as eleições na Capital devem ir para o segundo turno. Atualizado com entrevistas feitas entre 30 de agosto e nessa quarta-feira (4), o levantamento mostra que a candidata Rose Modesto (União) se mantém na liderança da corrida eleitoral, mas com leve queda nas intenções de voto.
Estimulada
Ela obteve 27,2% da preferência dos entrevistados na pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor –, e despontava com 27,8% na consulta anterior.
Beto Pereira (PSDB), Adriane Lopes (PP) e Camila Jara (PT) cresceram. O tucano ganhou dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, mantendo-se no segundo lugar com a preferência de 22,6% da amostragem.
No terceiro lugar, aparece a atual prefeita, Adriane Lopes (PP), que também obteve crescimento – de 1,8% – em relação à primeira pesquisa, atingindo 15,9% das intenções de voto. Camila Jara (PT) fica com a quarta posição e 8,5% – 0,6% a mais que o obtido anteriormente.
Espontânea
Na consulta espontânea, Rose também aparece na frente, com 13,1% das intenções de voto, mas fica tecnicamente empatada com Beto Pereira, que obteve 12,7% da preferência dos entrevistados. Adriane aparece com 9% e Camila tem 2,5% neste cenário.
A maior rejeição é da candidata do PT, conforme o Novo Ibrape. O instituto aferiu que 16% dos entrevistados não votariam na deputada federal petista “de jeito nenhum”.
A prefeita, que busca a reeleição, tem o segundo maior percentual, 14,1%, enquanto Beto e Rose têm quase o mesmo desempenho, com 9,7% e 9,1%, respectivamente.
Apesar de ter o segundo maior índice de rejeição, Adriane foi avaliada por 24,9% do eleitorado participante de pesquisa como boa gestora. Obteve, ainda, avaliação positiva de 57,1% dos entrevistados quando a pesquisa só dá duas opções de classificação: ótima ou ruim.
Dados
A consulta foi realizada na modalidade quantitativa “face a face”, por meio de entrevistas pessoais e domiciliares utilizando um questionário estruturado. De acordo com o Ibrape foram feitas 1 mil entrevistas com eleitores da Capital, com 16 anos ou mais.
O levantamento foi registrada sob o número MS-09755/2024 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem margem de erro de 3,1% e grau de confiança medido em 95%.
Com informações Campo Grande News