Empreendedorismo
Polo Sebrae de Ecoturismo recebe pesquisadoras da Suíça para cooperação em sustentabilidade

O Polo Sebrae de Ecoturismo, localizado em Bonito (MS), foi um dos pontos visitados por uma comitiva formada por pesquisadoras suíças e pesquisadores brasileiros na última sexta-feira (25). O grupo veio ao estado para conhecer boas práticas de sustentabilidade e fortalecer parcerias internacionais por meio da troca de experiências.
A visita técnica integra um projeto internacional liderado pela Universidade de Lucerne (Suíça), em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A pesquisa tem como objetivo unir educação linguística e cidadania global, resultando na produção de materiais didáticos, artigos científicos, um documentário etnográfico e um livro que reúne experiências vivenciadas no Brasil e na Suíça.
Para o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, que recepcionou o grupo, o intercâmbio com especialistas internacionais fortalece o ecossistema de inovação e amplia as possibilidades de colaboração. “Receber pesquisadores de fora é uma oportunidade de valorizar o que já fazemos bem e, ao mesmo tempo, absorver metodologias avançadas que podem enriquecer nosso trabalho”, afirmou.
Ruberval Maciel, doutor em Linguística pela UEMS e integrante do projeto, destacou que a iniciativa tem caráter transversal, envolvendo múltiplas áreas do conhecimento. “A linguagem está presente em todos os aspectos da sustentabilidade, desde a construção de conceitos até a identificação de práticas enganosas, como o ‘greenwashing’. Por isso, o Sebrae foi incluído na pesquisa, pelo seu papel em engajar a comunidade local em práticas sustentáveis”, explicou.
Entre as iniciativas que mais chamaram a atenção das especialistas estão a neutralização de carbono, o uso de tecnologias como o metaverso e as missões técnicas realizadas à Nova Zelândia. A professora Edina Krompák, da Universidade de Lucerne e coordenadora do projeto, destacou a organização e o compromisso ambiental presentes nas ações desenvolvidas em Bonito. “Fiquei impressionada com o uso do metaverso, a gestão responsável dos resíduos e a estrutura pensada para a sustentabilidade. A ideia do voucher único e o controle de visitantes mostram um modelo eficaz de preservação ambiental com qualidade de experiência para o turista”, avaliou.
Para a também pesquisadora suíça Irene Althaus, a visita reforça o papel da educação na construção de soluções sustentáveis. “O estudo busca criar pontes entre Brasil e Suíça, mostrando que a sustentabilidade é um desafio global. As experiências em Bonito revelam diferentes discursos sobre preservação que podem inspirar práticas em outros contextos, especialmente no ambiente universitário”, pontuou.
Por dentro do Polo Sebrae Ecoturismo
Referência nacional quando o assunto é inovação e sustentabilidade no setor turístico, o Polo Sebrae de Ecoturismo, localizada na sede da Regional Oeste do Sebrae/MS, no município de Bonito, possui uma estrutura projetada com foco em eficiência energética e responsabilidade ambiental, utilizando materiais como ferragens de alumínio composto, vidros de alto desempenho térmico e placas solares. A unidade também está em processo de certificação Lixo Zero e investe na melhoria contínua do sistema de tratamento de efluentes.
Mais do que um espaço físico, o Polo atua como catalisador de boas práticas socioambientais, articulando uma rede de empresários comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Por meio de capacitações, divulgação de histórias de sucesso e apoio à certificação de negócios, o Sebrae promove uma cultura de impacto positivo que fortalece a inovação e a responsabilidade no ecoturismo.
Esse trabalho ganha ainda mais relevância diante do crescimento expressivo do turismo internacional no estado. Dados do Ministério do Turismo revelam que somente em janeiro de 2025, Mato Grosso do Sul recebeu cerca de 14.593 turistas estrangeiros – número 12% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.