Economia
Ponte da Bioceânica, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, avança e já tem 70% das obras concluídas

A obra de construção da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, estratégica para a Rota Bioceânica, já atingiu 70% de execução.
A informação foi repassada pelo assessor especial de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lúcio Lagemann, durante palestra nesta segunda-feira (12), na 59ª Expoagro, em Dourados – a consolidação da Rota Bioceânica como um corredor rodoviário estratégico de integração regional e logística internacional foi o tema da palestra.
Voltada a produtores rurais, empresários e lideranças políticas, a apresentação destacou os avanços estruturais e institucionais da Rota Bioceânica, especialmente a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai.
Além da ponte, Lagemann detalhou outros investimentos em infraestrutura viária importantes, como os trabalhos de pavimentação da rodovia Transchaco, no Paraguai, e as adequações nas rodovias MS-276 e BR-267, em território sul-mato-grossense. O assessor ressaltou também o avanço nas tratativas para harmonização dos procedimentos aduaneiros e fitossanitários entre os quatro países envolvidos — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
“Trata-se de um projeto estruturante, que demanda cooperação internacional, planejamento estratégico e grandes investimentos. Mato Grosso do Sul ocupa uma posição central nesse processo, com uma atuação firme do Governo do Estado na execução das ações necessárias”, destacou Lagemann.
A Rota Bioceânica começa em Porto Murtinho, seguindo até os portos chilenos de Antofagasta e Iquique, atravessando Paraguai e Argentina. O corredor reduzirá em até 8 mil quilômetros o trajeto atual para exportações e importações destinadas à Ásia, comparado aos portos do Sudeste brasileiro, ampliando significativamente a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses.
“Este é um sonho de mais de cinco décadas que agora se torna realidade. A ponte e os acordos internacionais em andamento mostram o avanço do projeto, colocando Mato Grosso do Sul em posição privilegiada para se tornar um hub logístico internacional”, enfatizou o assessor.
Lagemann finalizou destacando os ativos estratégicos de Mato Grosso do Sul. “Temos abundância de recursos naturais, terras altamente produtivas, mão de obra qualificada e localização geográfica estratégica. A Rota Bioceânica permitirá transformar esses ativos em desenvolvimento econômico sustentável e geração de riqueza para nossa região”.
Dados da Ponte Bioceânica:
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Comprimento: 1.294 metros
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Altura: 29 metros sobre o leito do rio Paraguai
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Trabalhadores: 404
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Previsão de conclusão: Primeiro trimestre de 2026
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Investimento: R$ 575,5 milhões (recursos da Itaipu Binacional)