Connect with us
11 de Fevereiro de 2025

Economia

Projetos de bioeconomia com edital de 10 milhões do Governo integram meta para tornar MS carbono neutro até 2030

Pesquisadores dos 11 projetos aprovados na Chamada Pública 01/2024 – Bioeconomia, do Governo do Estado, expuseram suas propostas, que têm foco na utilização de recursos biológicos, renováveis e recicláveis, e fazem parte das ações para aproximar Mato Grosso do Sul da meta de se tornar Carbono Neutro até 2030.

O edital da Chamada Pública 01/2024 – Bioeconomia, no valor de R$ 10 milhões, foi aberto em agosto de 2024 pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação) e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul), em conjunto com o Senai.

As soluções desenvolvidas nestes 11 projetos e que podem transformar a realidade de indústrias sul-mato-grossenses foram apresentadas em um workshop sobre inovação em bioeconomia, realizado nesta terça-feira (28) no auditório do Bioparque Pantanal.

Participaram do workshop especialistas, empresários, representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e do Departamento Nacional do Senai.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, destacou a relevância do investimento em bioeconomia. “Estamos investindo em um futuro mais sustentável e inovador para a nossa indústria. A bioeconomia é uma área promissora, que alia crescimento econômico com preservação ambiental e está totalmente alinhada com os pilares de desenvolvimento do Governo do Estado. Queremos ser protagonistas nessa transformação”, afirmou.

Já o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, ressaltou a diversidade das propostas e a importância do apoio à inovação industrial. “Fiquei bastante orgulhoso de ver a diversidade dos projetos apresentados, desde geração de energia até tecnologia de alimentos, passando por controle de pragas e ações de saneamento. É um orgulho para nós, do Senai, contribuir com o crescimento industrial do Estado.”

O coordenador nacional de bioindústria do MDIC, José Ricardo Ramos Sales, também reforçou a qualidade das iniciativas. “Pudemos conhecer projetos em fase inicial, outros mais estruturados, envolvendo setores como mel, chocolates, bioinsumos e biocosméticos. Tudo isso converge para os projetos na área de bioindústria que temos conduzido na secretaria.”

Além do workshop, até quinta-feira (30), serão realizadas visitas técnicas a cidades do interior do Estado, como Três Lagoas e Ivinhema, onde outras iniciativas industriais serão conhecidas.

Empresas e projetos apoiados pelo edital

  • Arandu Biotecnologia – BioCor: Aperfeiçoamento e aplicação de corante natural vermelho biotecnológico
  • Beeco – Entreposto de mel e cera de abelha Ltda. – LioMel: Adoce com Saúde. Açúcar de Mel Liofilizado.
  • Briketts Ex Industria e Comercio – BioDust:  Novo bioinsumo para recondicionamento de solos degradados
  • Divina Flor – BioDermTech: Desenvolvimento de produto dermatoterapêutico orgânico à base de Cannabis sativa
  • Infinite Indústria e Comércio Ltda. – Ironbriq: Briquete de alto desempenho produzido a partir do resíduo industrial pó de balão e bagaço de cana
  • Izik Criando Inovação – Purple Berry: Bio-Fármacos de Resíduos de Jabuticaba
  • Myrelli Brandão Gomes – B12 Cerrado: Linha de Chocolates Funcionais do Cerrado com Microalgas e Metilcobalamina
  • Pantanal Comércio de Bioinsumos e Biotecnologia Ltda. – SoluMet:  Processo inovador de identificação e caracterização de metabólitos secundários produzidos em sistema on farm
  • Sistêmica Kove Ltda. – BioDefesa: Gryon sp. novo bioinsumo para o controle de percevejos
  • Suzano S.A. – Bio01: tecnologia para a produção de biogás a partir de biomassas residuais geradas na produção de papel e celulose
  • WSI Engenharia – EfluClean: Soluções Sustentáveis para o Tratamento de Efluentes Industriais
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados