Política
Reinaldo filia-se ao PL em ato com lideranças de todo o Estado e focado em unir a direita e o centro

Em uma grande festa, com a presença de expressivas lideranças políticas, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, anunciou neste domingo (21) sua filiação ao Partido Liberal (PL), encerrando uma trajetória de 30 anos no PSDB.
Durante o evento, também se filiaram ao PL prefeitos e prefeitas do Estado, aumentando a representatividade municipal do partido para 24 municípios.
Presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, em sua fala na festa do PL no Estado
Em discurso, Azambuja destacou que sua decisão de trocar de partido tem como principal objetivo fortalecer a atuação da direita em Mato Grosso do Sul e preparar o terreno para as eleições de 2026. “Deixo o PSDB com gratidão e respeito, mas sempre pronto a novos desafios. Entrar no PL é uma estratégia para impulsionar o crescimento político do nosso estado e do país”, afirmou.
A entrada de Azambuja no partido envolve articular uma aliança de centro-direita com outros partidos, incluindo PP, União Brasil, Republicanos, Podemos, PSD e o MDB, que aqui apresenta um alinhamento à direita.
Participaram do ato o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, o secretário-geral da legenda, senador Rogério Marinho (PL-RS), o governador Eduardo Riedel (PP), além de lideranças como a senadora Tereza Cristina (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), o 1º Secretário da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras dos 79 municípios do Estado.
Do PP, Marco Aurélio Santullo, do União Brasil, Rose Modesto, Riedel, Tereza e o vereador da Capital, professor Riverton
O governador Riedel também comentou a mudança, ressaltando que ela representa uma estratégia acertada. “Estamos unindo forças para fortalecer o debate político no estado e no país, de forma que possamos avançar na direção de um projeto de centro e direita”, afirmou.
Direita unida
Na ocasião, a senadora Tereza Cristina reforçou a necessidade de união da direita brasileira. “O grupo deve caminhar junto, a Federação formada por PP, União Brasil e PL está consolidada, e nossa meta é retomar o governo do país, substituindo o PT”, afirmou.
Valdemar da Costa Neto agradeceu a Azambuja por sua filiação, destacando que a decisão foi um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Reinaldo foi uma das maiores aquisições que Bolsonaro conseguiu para o PL. Sua presença fortalece nossa atuação em Norte e Centro-Oeste”, comentou.
Apoio familiar e de aliados
O apoio da família Bolsonaro também esteve presente. O senador Flávio Bolsonaro, que não pode fazer transmissões públicas por determinação do STF, enviou uma mensagem de boas-vindas ao ex-governador. “Precisamos de aliados leais e capazes de salvar a democracia do Brasil. Espero que Reinaldo contribua com esse esforço”, afirmou em vídeo.
Reinaldo Azambuja destacou que a união de forças é fundamental para as próximas eleições. “Temos uma disputa difícil contra Lula e uma eleição importante para reeleger o governador Eduardo Riedel. Nosso objetivo é formar uma frente forte de direita e centro para defender o Brasil”, declarou.
Participante do evento, o ex-governador André Puccinelli fez questão de destacar a manutenção da aliança entre o PL e o MDB, apoiando a reeleição de Riedel. “Apesar das mudanças, seguimos apoiando Reinaldo e fortalecendo as parcerias políticas no estado”, reforçou.
Prefeitos e Prefeitas que se filiaram ao PL
O ato político promovido por Reinaldo e o PL, reforça a estratégia do partido de consolidar uma base forte na região Centro-Oeste e aumentar sua influência nas eleições de 2026, além de fortalecer a disputa pelo comando político no estado.
Mauro do Atlântico – Aquidauana
Aldenir Barbosa – Novo Horizonte do Sul
Cláudio Ferreira – Jaraguari
Erlon Fernando – Sete Quedas
Henrique Ezoe – Rio Negro
Ivan da Cruz Pereira, o Ivan Xixi – Paraíso das Águas
Neco Pagliosa – Caracol
Juliano Ferro – Ivinhema
Juliano Guga Miranda – Jardim
Marcos Calderan – Maracaju
Josmail Rodrigues – Bonito
Manoel Aparecido, o Cido – Anastácio
Thalles Tomazelli – Itaquiraí
Rogério Torqueti – Tacuru
Rosária de Fátima – Mundo Novo
Wagner Ponsiano – Fátima do Sul
Arino Jorge – Rochedo