Connect with us
28 de Abril de 2025

Política

Leite pode ser o candidato a Presidência da fusão PSDB/Podemos e Caiado da federação União Brasil/PP

As decisões tomadas nesta terça-feira (29) serão decisivas para a dinâmica partidária nas eleições de 2026.

No mesmo dia, dois dos maiores partidos do Congresso Nacional, o PP e o União Brasil, vão realizar o anúncio oficial de sua federação, unindo 14 senadores e 109 deputados.

Paralelamente, o PSDB realizará uma reunião para tomar a decisão final a respeito da fusão com o Podemos, primeiro passo para construção de um bloco mais amplo para o próximo ano.

PSDB/Podemos

A reunião do PSDB será híbrida e vai tomar a decisão final a respeito da fusão com o Podemos. É o primeiro passo para construção de um bloco mais amplo para o próximo ano.

Além disso, os tucanos estão negociando com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a permanência dele no partido.

O objetivo é que Eduardo leite, que está em processo de mudança para o PSD, seja o candidato a Presidência da fusão entre PSDB e Podemos.

O presidente da Executiva Nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que os líderes da legenda também vão elaborar um novo programa, “avançado e concentrado nas necessidades do Brasil”.

Segundo Marconi, as conversas avançaram com o Podemos porque as negociações que estavam sendo feitas com outros partidos – como PSD, MDB, Solidariedade e Republicanos– “resultariam na extinção do PSDB”. Contudo, disse que continua conversando com o Solidariedade e o Republicanos.

União Progressista.

Já a federação PP e União Brasil já tem até nome: União Progressista. Os dois partidos são parceiros de longa data, pois surgiram de um racha no antigo PDS, sigla que concentrou as principais forças políticas de direita após a Ditadura Militar, mas que se partiu diante de dissidências internas na discussão sobre o movimento Diretas Já.

Mesmo separados, mantiveram proximidade ideológica, e uma postura constante de colaboração na ocupação de espaços políticos. Com a federação, os dois terão não apenas a maior bancada no Congresso Nacional, como também a maior parcela do fundo eleitoral em 2026 e uma base de apoio de mais de 1,3 mil prefeitos.

O bloco União Progressistas, deverá inicialmente apoiar a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao Planalto. Seu nome, porém, enfrenta divergências internas mesmo no União Brasil, havendo possibilidade da federação acabar mudando de rumo antes do pleito.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados