MS ATIVO: Encontro em Dourados e reuniões com prefeitos de Figueirão, Taquarussu, Ivinhema e Iguatemi, marcam a agenda do munipalismo
O Programa MS Ativo Municipalismo realizou nesta terça-feira (08) as reuniões de prefeitos de 4 municípios com o governador Eduardo Riedel e a reunião regional com 14 municípios na Grande Dourados.
No gabinete na Goverbnadoria, Riedel recebeu os prefeitos de Figueirão, Juvenal Consolaro, de Taquarussu, Clóvis do Nascimento, de Ivinhema, Juliano Ferro e de Iguatemi, Lídio Ledesma, acompanhados das lideranças dos municípios.
A agenda integra a segunda etapa do Programa MS Ativo que prevê investimentos e ações específicas, com foco na infraestrutura nos 79 municípios, além de projetos voltados as áreas de saúde, educação e assistência social.
Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.
As reuniões foram acompanhadas pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os deputados estaduais Paulo Corrêa, Mara Caseiro, Jamilson Name, Pedro Pedrossian Neto, Roberto Hashioka, Rinaldo Modesto, Pedro Caravina, Coronel Davi, Londres Machado e Zé Teixeira. Também participou o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.
Reunião em Dourados
Segunda maior cidade do Estado e polo regional para 38 municípios, Dourados recebeu nesta quarta-feira (9) o 8º encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo. Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o seminário tem como proposta ouvir as demandas dos gestores locais e buscar a construção de políticas personalizadas, que atendam às necessidades específicas de cada município.
O encontro, sediado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), incluiu além de Dourados as cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.
Representando o governo de MS, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o encontro promovido em Dourados teve a maior participação de prefeitos e prefeitas em todas as regiões do Estado. Ele falou também sobre as questões apresentadas pelos gestores, como a queda na arrecadação e dificuldades enfrentadas para atendimento na saúde pública.
“Hoje, muitos aqui falaram sobre dificuldade e crise. Mas não há crise que chegue aos municípios que não passe pelos Estados. E é aí que entra a gestão, o planejamento e a importância da troca da experiência entre os entes da administração pública como estamos tendo neste governo”, afirmou.
“O nosso desafio é preparar as prefeituras para que também possam fazer esse enfrentamento e, juntos, encontremos caminhos para levar à nossa população a melhor saúde, a melhor educação e a melhor assistência social”, completou.
Vice-governador Barbosinha no evento em Dourados
O secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Civil, lembrou que até a próxima semana o governador Eduardo Riedel terá completado o ciclo de reuniões individualizadas, na Governadoria, com os gestores dos 79 municípios. A iniciativa, segundo ele, demonstra o respeito e o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do municipalismo e com a promoção de soluções compartilhadas que impulsionam o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.
“Eu não conheço nenhum Estado da federação onde o governo do Estado trate os municípios com tanto respeito. O governador Eduardo Riedel cobra diariamente que todas as secretarias trabalhem e olhem para cada município, independentemente do partido e do tamanho. Todos devem ser tratados igualmente em nosso governo, sempre com muito respeito”, garantiu.
Já o prefeito de Dourados, Marçal Filho, em nome dos demais líderes elogiou a iniciativa e lembrou que todas as dificuldades e desafios enfrentados no município recaem sobre os prefeitos.
“Apesar de ser o mais demandado, o município é o que recebe menos. É importante que o governador Eduardo Riedel tenha entendido isso, porque é nos municípios que as coisas acontecem. As pessoas moram nas cidades, por isso esse encontro é fundamental para que o governo do Estado saiba as nossas dores e possa nos ajudar em busca de uma gestão cada vez mais eficiente”, afirmou.
MS Ativo Municipalismo
Os encontros regionais do MS Ativo começaram em maio e já passaram por oito cidades estratégicas, abrangendo as principais regiões do Estado. O próximo e último encontro está marcado para a próxima semana, no dia 15 de julho, em Corumbá.
A iniciativa tem como objetivo principal apresentar o Ciclo 2025 do programa aos 79 municípios, além de oferecer capacitação técnica e fomentar a troca de boas práticas de gestão pública. A programação inclui ainda oficinas temáticas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico, espaços dedicados à troca de experiências, ao compartilhamento de desafios e à apresentação de melhores práticas adotadas pelos municípios.
Figueirão
O município de Figueirão vai receber obras de pavimentação e drenagem como parte do programa MS Ativo, com investimentos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Os projetos foram apresentados para o governador Eduardo Riedel, durante reunião com o prefeito Juvenal Consolaro e demais lideranças municipais, realizada nesta quarta-feira (9).
“Nossas reuniões de trabalho, são conversas diretas e abertas, e todos precisam estar cientes do que precisa ser feito no município. Estamos trabalhando muito para concluir os projetos no próximo ano, agindo sempre pelo bem-estar das pessoas”, afirmou Riedel.
As obras de drenagem e pavimentação serão realizadas na comunidade quilombola Santa Tereza e também em diversas ruas do município, contribuindo para qualidade de vida da população de Figueirão.
“Agradeço pela reforma da escola estadual que está espetáculo ótimo. Agora precisamos avançar em outras áreas, inclusive com uma nova escola municipal”, disse o prefeito Juvenal Consolaro.
Para fortalecer o municipalismo, a iniciativa MS Ativo promove uma transformação na relação entre Estado e municípios. A gestão estadual reforça seu compromisso em ouvir as demandas locais e atuar de forma integrada, consolidando políticas públicas mais eficazes e centradas na realidade da população.
Participantes da reunião com prefeito de Figueirão
Taquarussu
O governador Eduardo Riedel recebeu nesta quarta-feira (9) a comitiva de Taquarussu, para escolher as novas obras e investimentos na cidade a partir deste ano. A pavimentação de vias urbanas foi definida como prioridade neste momento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Durante o encontro também foi acordado com o governador a construção de uma unidade da Polícia Militar, em terreno que será doado pelo município. Outros projetos também foram apresentados durante o encontro, mas vão ser viabilizados em um segundo momento e entram a partir de agora no planejamento futuro do Governo do Estado.
“Temos que parabenizar o município pelos projetos apresentados. Taquarussu já passou por um processo de investimento do Estado, que contribuiu para uma mudança de realidade. Agora definimos novas obras que vão atender os anseios da população, como a pavimentação de vias urbanas”, afirmou o governador.
O prefeito Clóvis José do Nascimento apresentou vários projetos de infraestrutura, sendo atendido pelas demandas que eram prioridade. “Com esta pavimentação de vias públicas vamos chegar a praticamente 100% de asfalto na cidade. Esta parceria com o Governo do Estado traz resultados e frutos para população”.
Também participaram da reunião os deputados Londres Machado, Mara Caseiro, Pedro Caravina, Rinaldo Modesto, Roberto Hashioka, Paulo Corrêa, além do vice-governador Barbosinha e dos secretários estaduais Guilherme Alcântara (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil).
Participantes da reunião com prefeito de Taquarussu
Ivinhema
O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, esteve nesta terça-feira (9) na Governadoria, junto com sua equipe de trabalho e vereadores do município. Eles participaram de uma reunião com o governador Eduardo Riedel para discutir os próximos passos da segunda fase do programa MS Ativo Municipalismo, que tem levado obras e melhorias para todos os cantos do Estado.
Durante o encontro, Riedel reforçou o compromisso do Governo do Estado com os municípios e destacou que trabalhar em parceria com as prefeituras é a melhor forma de atender a população de maneira mais rápida e eficiente. Segundo ele, o municipalismo tem sido a marca de sua gestão, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem e precisam. “É uma transformação muito grande que estamos vivendo, com esta capacidade de olhar pra frente, com planejamento, e o município está no caminho certo”, afirmou o governador.
Na presença de representantes da estadual, foram definidos projetos de asfaltamento para o Distrito de Amandina, além disso a gestão municipal vai garantir a cobertura asfáltica na totalidade das vias da cidade. Outro destaque do município é que alcançará em breve a universalização no saneamento básico, alcançando 98%. “Nós vamos deixar o Distrito da Amandina 100% pavimentada com este projeto”, garantiu.
Ivinhema já vem colhendo frutos dessa parceria. Diversas obras foram entregues recentemente, como a recuperação de várias ruas da cidade e a reforma de quatro escolas estaduais. Também foi implantado um sistema completo de esgoto, com estação de tratamento e toda a estrutura de redes e ligações, além de melhorias no abastecimento de água e a perfuração de um novo poço tubular.
A cidade ainda está com importantes obras em andamento, como a construção de 30 casas populares – 22 na área urbana e 8 no distrito de Amandina –, além de duas moradias para substituir residências precárias. No Loteamento Residencial Água Azul, estão sendo erguidas 134 novas unidades habitacionais. O sistema de esgotamento sanitário também está sendo ampliado por meio de uma parceria público-privada, com nova estação de tratamento, redes e ligações.
E não para por aí. O município já tem novos projetos previstos, incluindo mais asfalto e drenagem no bairro Água Azul, melhorias na Avenida Joaquim Bernardes dos Santos e a pavimentação da Rua Perimetral Geraldo Dutra, no bairro Industrial.
A reunião de hoje foi mais um passo importante para garantir que essas obras saiam do papel e continuem transformando a realidade de Ivinhema. A expectativa é que, com o apoio do Governo do Estado, o município siga avançando e levando mais qualidade de vida para a população.
Participantes da reunião com prefeito de Ivinhema
Iguatemi
Para melhorar a infraestrutura urbana de Iguatemi e atender uma boa parcela da população, o Governo do Estado vai promover a pavimentação de ruas da Vila Operária. O pedido foi apresentado pelas lideranças da cidade durante reunião nesta quarta-feira (9). O encontro faz parte do programa MS Ativo.
“Estamos recebendo as cidades depois das eleições municipais para sentar novamente e definir as demandas a partir de agora. São prioridades que vão atender os anseios da população. Assim compreendemos melhor as necessidades de cada município, em projetos bem alinhados, claros e objetivos”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
O prefeito Lídio Ledesma apresentou os projetos e foi definido a pavimentação de ruas da Vila Operária. “Este era um convite muito esperado, um momento importante ao município. Com esta pavimentação vamos chegar a quase 100% de asfalto na cidade. Na hora de definirmos os projetos também levamos em conta a densidade populacional e o poder aquisitivo”.