Connect with us
10 de Julho de 2025

MS Ativo

MS ATIVO: Encontro em Dourados e reuniões com prefeitos de Figueirão, Taquarussu, Ivinhema e Iguatemi, marcam a agenda do munipalismo

O Programa MS Ativo Municipalismo realizou nesta terça-feira (08) as reuniões de prefeitos de 4 municípios com o governador Eduardo Riedel e a reunião regional com 14 municípios na Grande Dourados.

No gabinete na Goverbnadoria, Riedel recebeu os prefeitos de Figueirão, Juvenal Consolaro, de Taquarussu, Clóvis do Nascimento, de Ivinhema, Juliano Ferro e de Iguatemi, Lídio Ledesma, acompanhados das lideranças dos municípios.

A agenda integra a segunda etapa do Programa MS Ativo que prevê investimentos e ações específicas, com foco na infraestrutura nos 79 municípios, além de projetos voltados as áreas de saúde, educação e assistência social.

Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.

As reuniões foram acompanhadas pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os deputados estaduais Paulo Corrêa, Mara Caseiro, Jamilson Name, Pedro Pedrossian Neto, Roberto Hashioka, Rinaldo Modesto, Pedro Caravina, Coronel Davi, Londres Machado e Zé Teixeira. Também participou o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.

Reunião em Dourados

Segunda maior cidade do Estado e polo regional para 38 municípios, Dourados recebeu nesta quarta-feira (9) o 8º encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo. Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o seminário tem como proposta ouvir as demandas dos gestores locais e buscar a construção de políticas personalizadas, que atendam às necessidades específicas de cada município.

O encontro, sediado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), incluiu além de Dourados as cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.

Representando o governo de MS, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o encontro promovido em Dourados teve a maior participação de prefeitos e prefeitas em todas as regiões do Estado. Ele falou também sobre as questões apresentadas pelos gestores, como a queda na arrecadação e dificuldades enfrentadas para atendimento na saúde pública.

“Hoje, muitos aqui falaram sobre dificuldade e crise. Mas não há crise que chegue aos municípios que não passe pelos Estados. E é aí que entra a gestão, o planejamento e a importância da troca da experiência entre os entes da administração pública como estamos tendo neste governo”, afirmou.

“O nosso desafio é preparar as prefeituras para que também possam fazer esse enfrentamento e, juntos, encontremos caminhos para levar à nossa população a melhor saúde, a melhor educação e a melhor assistência social”, completou.

Vice-governador Barbosinha no evento em Dourados

O secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Civil, lembrou que até a próxima semana o governador Eduardo Riedel terá completado o ciclo de reuniões individualizadas, na Governadoria, com os gestores dos 79 municípios. A iniciativa, segundo ele, demonstra o respeito e o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do municipalismo e com a promoção de soluções compartilhadas que impulsionam o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

“Eu não conheço nenhum Estado da federação onde o governo do Estado trate os municípios com tanto respeito. O governador Eduardo Riedel cobra diariamente que todas as secretarias trabalhem e olhem para cada município, independentemente do partido e do tamanho. Todos devem ser tratados igualmente em nosso governo, sempre com muito respeito”, garantiu.

Já o prefeito de Dourados, Marçal Filho, em nome dos demais líderes elogiou a iniciativa e lembrou que todas as dificuldades e desafios enfrentados no município recaem sobre os prefeitos.

“Apesar de ser o mais demandado, o município é o que recebe menos. É importante que o governador Eduardo Riedel tenha entendido isso, porque é nos municípios que as coisas acontecem. As pessoas moram nas cidades, por isso esse encontro é fundamental para que o governo do Estado saiba as nossas dores e possa nos ajudar em busca de uma gestão cada vez mais eficiente”, afirmou.

MS Ativo Municipalismo

Os encontros regionais do MS Ativo começaram em maio e já passaram por oito cidades estratégicas, abrangendo as principais regiões do Estado. O próximo e último encontro está marcado para a próxima semana, no dia 15 de julho, em Corumbá.

A iniciativa tem como objetivo principal apresentar o Ciclo 2025 do programa aos 79 municípios, além de oferecer capacitação técnica e fomentar a troca de boas práticas de gestão pública. A programação inclui ainda oficinas temáticas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico, espaços dedicados à troca de experiências, ao compartilhamento de desafios e à apresentação de melhores práticas adotadas pelos municípios.

Figueirão

O município de Figueirão vai receber obras de pavimentação e drenagem como parte do programa MS Ativo, com investimentos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os projetos foram apresentados para o governador Eduardo Riedel, durante reunião com o prefeito Juvenal Consolaro e demais lideranças municipais, realizada nesta quarta-feira (9).

“Nossas reuniões de trabalho, são conversas diretas e abertas, e todos precisam estar cientes do que precisa ser feito no município. Estamos trabalhando muito para concluir os projetos no próximo ano, agindo sempre pelo bem-estar das pessoas”, afirmou Riedel.

As obras de drenagem e pavimentação serão realizadas na comunidade quilombola Santa Tereza e também em diversas ruas do município, contribuindo para qualidade de vida da população de Figueirão.

“Agradeço pela reforma da escola estadual que está espetáculo ótimo. Agora precisamos avançar em outras áreas, inclusive com uma nova escola municipal”, disse o prefeito Juvenal Consolaro.

Para fortalecer o municipalismo, a iniciativa MS Ativo promove uma transformação na relação entre Estado e municípios. A gestão estadual reforça seu compromisso em ouvir as demandas locais e atuar de forma integrada, consolidando políticas públicas mais eficazes e centradas na realidade da população.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados