Política
Riedel confirma que Estado já tem perdas nas exportações de proteínas animais com o tarifaço de Trump

O governador Eduardo Riedel destacou, nesta sexta-feira (18), após a abertura da Expobel, em Bela Vista, o esforço da bancada federal na tentativa de reverter o aumento na tarifa das exportações aos Estados Unidos.
O governador Riedel lamentou a politização do tema. “Trata-se de uma questão econômica extremamente séria, não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil”, declarou.
A nova tarifa de 50%, imposta pelo presidente Donald Trump a todos os produtos brasileiros, deve começar a valer em 1º de agosto.
Comissão do Senado
O Senado formou uma comissão temporária com oito membros para tratar com o Congresso dos Estados Unidos sobre a nova tarifa de importação imposta sobre produtos brasileiros pelo governo americano.
Os senadores Terteza Creistina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), integram a comissão que ainda é intregrada pelos seguintes membros:
- Presidente
- Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE)
- Titulares
- Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo
- Tereza Cristina (PP-MS)
- Fernando Farias (MDB-AL)
- Suplentes
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Carlos Viana (Podemos-MG)
A comissão temporária vai a Washington, em missão oficial do Senado, para tratar do tema. A viagem está prevista para a última semana do recesso parlamentar brasileiro, entre os dias 29 e 31 de julho. Ainda não está definido quantos ou quais membros da comissão estarão na comitiva. A nova tarifa deve começar a valer em 1º de agosto.
O objetivo da comissão é estabelecer canais de diálogo para buscar uma solução para a guerra tarifária. O requerimento para a criação da comissão (RQS 556/2025) foi apresentado por Nelsinho Trad e aprovado pelo Plenário na terça-feira (15).
Perdas
Ainda durante a Expobel, o governador Eduardo Riedel avisou que o Estado já está sentindo perdas nas exportações de proteínas animais, como carne bovina e até peixe, e outras podem vir na sequência. “Acionamos imediatamente nossa bancada federal, que participará de uma comitiva que representará o Mato Grosso do Sul nos Estados Unidos”, comentou.
Riedel revelou também que está em diálogo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, reforçando a articulação em Brasília. “O caminho é despolitizar o debate e buscar uma solução negociada, com seriedade. Esta tarifa compromete o desenvolvimento do Brasil e, especialmente, de Mato Grosso do Sul”, recomendou.