Connect with us
26 de Outubro de 2025

Cidades

Riedel determina apuração imediata e punição dos autores de invasão, incêndio e depredação de Fazenda em Caarapó

O governador Eduardo Riedel (PP) reuniu a equipe de governo na manhã deste domingo(26) e determinou rigorosa investigação e punição dos responsáveis por mais uma invasão de propriedade rural no município de Caarapó, que terminou com a expulsão dos proprietários, destruição de maquinário, insumos e a sede incendiada e destruída.

-“As forças de segurança do estado já estão agindo para responsabilizar estas organizações de aliciamento, manipulação e exploração da boa fé de um reduzido número de indígenas”, avisou Ridel em uma publicação nas suas redes sociais.

O governador também ressaltou que é “importante separar estes grupos criminosos da imensa maioria das comunidades indígenas, atendidas diariamente por políticas públicas efetivas, com fortalecimento da cultura, resolução de décadas de falta de água em Dourados, atendimento de demandas de segurança e educação, garantia de direitos e dignidade, e a busca de soluções que garantam a paz no campo”.

-“Não iremos retroceder no trabalho de fortalecimento dessas políticas, e no combate efetivo aos que alimentam o caos, criam dissensões, exploram a miséria e locupletam da dor dos menos favorecidos, com interesses muito al’rm das questões fundiárias”, advertiu o Governador.

Invasão

O episódio aconteceu por volta de 4h da madrugada deste sábado (25) e envolveu Indígenas Guarani Kaiowá que invadiram a Fazenda Ipuitã em Caarapó, reacendendo o conflito com produtores rurais da região.

A ação resultou em um incêndio de grandes proporções, que destruiu a casa sede, galpões, tratores e implementos agrícolas, atingindo até áreas de plantio. O Corpo de Bombeiros de Caarapó foi acionado para conter o fogo, que ameaçava atingir uma área de reserva permanente.

O Sindicato Rural de Caarapó classificou o episódio como um ato de invasão e incêndio criminoso, afirmando que cerca de 50 indígenas armados invadiram a fazenda, expulsaram o caseiro e incendiaram parte da área produtiva. A entidade declarou que acompanha o caso junto às autoridades para que os responsáveis sejam responsabilizados.

A linha de investigação levantada por produtores rurais é de que as pessoas transportadas em uma van teriam participado diretamente da invasão e da destruição da sede da fazenda.

Veja publicação do Governador:

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados