Política
Riedel embarca para o Rio para reunião com governadores e Claudio Castro, após operação policial
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, embarcou na tarde desta quinta-feira (30/10) para o Rio de Janeiro (RJ) onde vai participar de um encontro com governadores de diferentes Estados brasileiros.
A reunião está marcada para às 18h, no Palácio das Laranjeiras, sede oficial do governo fluminense, e ocorre em um contexto sensível: dois dias após uma megaoperação policial na capital carioca que resultou em mais de 120 mortes.
Antes de embarcar, Riedel cumpre agenda interna em Campo Grande durante o período da manhã. A programação oficial não detalha os temas da reunião, mas a pauta principal deve incluir o combate ao crime organizado, sobretudo em razão da atuação de facções com ramificações interestaduais, incluindo em Mato Grosso do Sul.
A presença de outros chefes do Executivo estadual está confirmada, como Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Mauro Mendes (União), do Mato Grosso; Jorginho Melo (PL), de Santa Catarina; Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul; além do anfitrião Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro.
O encontro representa uma articulação política relevante frente ao crescimento das ações do crime organizado em diversas regiões do país. Mato Grosso do Sul, por fazer fronteira com países produtores de drogas, é constantemente impactado pela logística do narcotráfico, o que justifica a preocupação e o engajamento do governador sul-mato-grossense no debate nacional.
Nos últimos meses, o Estado tem intensificado ações de segurança pública, inclusive com a participação em operações integradas com forças federais. A expectativa é que o encontro também sirva como base para futuras estratégias conjuntas entre os Estados.
A mobilização dos governadores é um sinal de que a segurança pública deve ganhar maior espaço na pauta política nacional, com foco em ações integradas, investimento em inteligência e articulação institucional.

