agronegócio
Riedel Participa junto com Mauro Mendes do Fórum Internacional da Agropecuária em Cuiabá
O governador Eduardo Riedel desembarcou na manhã desta segunda-feira (09) em Cuiabá , acompanhado dos secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov), para participar do Fórum Internacional de Agropecuária (FIAP), parte das atividades do G20 Agro – a reunião da Cúpula de Líderes do G20 será em novembro, no Rio de Janeiro, com a presença de 19 países membros, mais a União Europeia.
O FIAP está reunindo especialistas, autoridades e representantes do agronegócio mundial para discutir o papel crescente do Brasil como uma das maiores potências produtoras de alimentos.
O governador Eduardo Riedel participou da abertura do Fiap (Fórum Internacional da Agropecuária), que acontece nesta segunda-feira (9), em Cuiabá (MT). Durante o evento ele defendeu um agro sustentável, com ações que possam reduzir a distância do mercado global. Além disto citou a importância de definir um posicionamento estratégico do Brasil para o setor.
“Estamos aqui buscando respostas e entender a complexidade do setor e ao mesmo tempo formular um posicionamento estratégico do país, que nos levem a mesma direção, acredito que este é o propósito do Fiap. Assim cada vez mais diminua a distância entre aqui que somos e o mercado global”, descreveu o governador.
Sustentabilidade
Ao participar da abertura do evento, Riedel destacou que o agro brasileiro já demonstrou a capacidade de produzir com sustentabilidade e que deve se posicionar diante de temas necessários. “Por exemplo não minimizar a questão da rastreabilidade, a discussão sobre as queimadas e desmatamento. Mato Grosso do Sul é um poucos estados brasileiros que tem incentivo a produção agropecuária na linha da sustentabilidade. No balanço de carbono e biodiversidade, o Estado tem feito o dever de casa. Tanto que propusemos ser carbono neutro em 2030”, completou.
O governador fez questão de elogiar a reunião entre o setor público e privado, que promove discussão sobre o futuro do agronegócio, tão importante para o Brasil e ao Estado. “Contem com Mato Grosso do Sul que é o irmão mais novo do Centro-Oeste, mais que cresce em uma taxa, que gera muitas oportunidades para nossa gente. Com uma agenda de investimentos em infraestrutura e logística”.
A abertura do evento também contou com as presenças do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), que é anfitrião do encontro.
Alimentos para o Planeta
Com a presença de importantes figuras, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ex-ministros e a presidente da Embrapa, o evento é uma oportunidade para debater a trajetória do Brasil, que passou de importador para um dos maiores exportadores de alimentos do planeta.
Entre os temas principais estão as inovações tecnológicas, a segurança alimentar e os desafios para o futuro da produção agropecuária no país.
O FIAP terá um dia de intensos debates entre membros da iniciativa pública e privada, produtores, ONGs e representantes da comunidade internacional.
O objetivo é discutir as expectativas dos países do G20 em relação à segurança alimentar e energética, além de apresentar as recomendações do setor privado brasileiro para o encontro oficial do G20 Agro, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro na Chapada dos Guimarães.
Com isso, o Brasil tem a oportunidade de mostrar ao mundo sua jornada de sucesso no setor agroalimentar e reforçar seu papel estratégico no fornecimento de alimentos e energia para diversos países. O evento acontece no Cenarium Rural, em Cuiabá, e promete ser um importante marco no diálogo entre o Brasil e seus principais parceiros comerciais.