Connect with us
24 de Novembro de 2024

Política

Riedel trata de pauta estratégica para o desenvolvimento de MS com presidente do Uruguai

O governador Eduardo Riedel, acompanhado do Secretário de Governo, Rodrigo Perez e do Secretário do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, foi recebido em audiência pelo presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, em Montevidéu para tratar de pauta estratégica sobre infraestrutura, logística, competitividade e iniciativas que possam fortalecer o transporte pela hidrovia Paraguai-Paraná. O embaixador do Brasil no Uruguai, Guilhermo Valles Galmés também participou do encontro.

No Uruguai, Riedel conheceu o porto flutuante – onde é feita a transferência do minério de ferro – e toda a estrutura da embarcação, incluindo a casa de máquinas e sala de controle. O governador ainda pode observar de perto toda a operação de transbordo do navio para o porto, e depois para a embarcação que leva o minério para a China e Europa.

O país tem uma importante relação comercial com Mato Grosso do Sul, principalmente na hidrovia Paraguai-Paraná, um dos trechos mais extensos e importantes da navegação interior internacional. A integração logística é uma das prioridades do governador para fortalecimento da economia. Dentre os interesses comerciais entre o país vizinho e o Estado está a compra do etanol sul-mato-grossense, fertilizantes líquidos, grãos, derivados de milho, açúcar, minérios e contêineres.

A hidrovia tem seu início no município de Cáceres, interior de Mato Grosso, com trechos nas fronteiras entre Brasil e Bolívia e entre Brasil e Paraguai. Passa pelo território paraguaio até a confluência com o rio Paraná, continua por Rosário, em território argentino, até alcançar o oceano Atlântico, em Nova Palmira, no Uruguai. Ao todo são 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em terras brasileiras, passando por cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

O processo de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai deve ser concluído em 2025. A projeção é ter um fluxo de cargas de 42.226.778.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados