Durante a programação do Show Florestal 2025, em Três Lagoas, o Sebrae/MS promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), uma Rodada de Negócios exclusiva para a cadeia produtiva florestal. A iniciativa teve como objetivo aproximar pequenos e médios empreendedores da região de grandes empresas do setor, criando um ambiente propício para parcerias comerciais.
Realizada no Escritório Regional do Sebrae, a rodada reuniu cerca de 50 participantes. Ao longo da manhã, os empresários locais puderam apresentar seus produtos e serviços a representantes das seguintes empresas âncoras: Bracell, Eldorado Brasil, Suzano, Senar/MS, Lacan e Eucapinus.
A ação faz parte do programa Conexões Corporativas, desenvolvido pelo Sebrae para conectar pequenos negócios às grandes empresas. “Essa é uma das nossas missões: abrir caminhos e gerar conexões reais para os pequenos negócios. Em um evento com a magnitude do Show Florestal, trazer essas empresas para uma conversa direta com os fornecedores locais é dar visibilidade e protagonismo a quem movimenta a economia da base”, afirmou Josi Signori, gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS.
“A cadeia florestal é um dos principais motores econômicos de Mato Grosso do Sul, e nossa estratégia é garantir que os pequenos negócios estejam preparados e bem-posicionados para atender a essa demanda crescente. A rodada de hoje mostrou o quanto essa aproximação é eficaz e necessária”, complementou Rogério Beretta, secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), do Governo do Estado.

Como resultado da ação, foram movimentados R$ 12.427.980,00 em potenciais negócios. Além da rodada, o Sebrae/MS participou do Show Florestal em conjunto com a Semadesc em um estande institucional, reforçando a atuação estratégica na promoção da competitividade dos pequenos negócios da cadeia florestal.
O Show Florestal – Feira da Indústria do Eucalipto – é um dos maiores eventos do setor no país, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto em Três Lagoas. A feira é organizada pela empresa paranaense Malinovski e reúne especialistas, empresários e agentes da cadeia florestal em busca de inovação, tecnologia e desenvolvimento para o mercado.
Conexões que geram negócios
Representando uma das empresas presentes no evento, Élcio Santiago, analista de Suprimentos e Compras da Eldorado Brasil, destacou a relevância da iniciativa para a companhia. “Nossa política de compras privilegia fornecedores locais sempre que possível, e a rodada nos permite conhecer novos parceiros e identificar soluções inovadoras. É bom para o negócio e excelente para o território onde atuamos”, explicou.
Empreendedores locais também ressaltaram o impacto positivo da ação. Para Kennides Martins Batista Filho, proprietário de uma empresa de engenharia e consultoria florestal em Três Lagoas, o momento foi decisivo para novas oportunidades. “Três Lagoas é a capital mundial da celulose, então nossos maiores clientes são deste setor. Mas queremos ampliar as parcerias. Trabalhamos com topografia, licenciamento ambiental e pulverização com drones, e nossas soluções vão ao encontro do que as indústrias de base florestal esperam. Estar frente a frente com compradores dessas grandes empresas nos permitiu apresentar nossa estrutura e atuação de forma bem objetiva”, avaliou.
Já Tarcísio Silva, representante da empresa Soldamaq em Chapadão do Sul, fez questão de participar da rodada em Três Lagoas para ampliar o networking com os representantes das empresas âncoras de Mato Grosso do Sul. “O Sebrae nos deu a chance de mostrar nossa capacidade, pois somos uma rede que já possui algumas lojas instaladas no Estado. Ter acesso direto a empresas como Suzano, Eldorado, Bracell e outras desse porte é algo que dificilmente conseguiríamos por conta própria. Agradeço demais ao Sebrae por nos proporcionar isso”, disse.
A cidade de Três Lagoas é considerada uma das regiões mais estratégicas do Brasil para o setor de florestas plantadas. Com uma produção intensa de eucalipto, abriga duas gigantes do setor de celulose – Suzano e Eldorado Brasil – e integra o Vale da Celulose, maior polo do mundo na produção do insumo. A região também está no raio de influência de novos empreendimentos já iniciados, como o Projeto Sucuriú, da chilena Arauco, em Inocência, e da Bracell, que investirá em uma nova fábrica em Bataguassu.