Esportes
São Paulo vence rival, ganha força na briga por Libertadores e mantém Corinthians no Z-4
Em um jogo bem agitado no Mané Garrincha, em Brasília, o São Paulo venceu o Corinthians por 3 a 1, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lucas, Arboleda e André Silva fizeram os gols do Tricolor, e Yuri Alberto marcou para o Timão. A partida, morna até os acréscimos do primeiro tempo, mudou totalmente depois que Fagner foi expulso por pênalti em Calleri, convertido por Lucas.
Na etapa final, o Corinthians esboçava até uma reação, mas perdeu André Ramalho, também expulso. Melhor em campo, o mandante fez valer a superioridade numérica e confirmou a vitória que mantém o time forte na briga por vaga na fase de grupos da Libertadores.
Do outro lado, embora em situação preocupante no Z-4, o Timão mostrou que não desiste nunca e, mesmo com dois a menos, esteve perto de um empate quando o clássico ainda estava 2 a 1. A equipe mostrou muito brio. Assista aos melhores momentos:
Com essa vitória, o São Paulo vai aos 47 pontos e sobe para a quarta colocação ao menos provisoriamente, já que o Flamengo ainda joga na rodada. O Corinthians, por sua vez, segue com 28, na zona de rebaixamento. Veja a tabela completa.
Primeiro tempo
São Paulo e Corinthians fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas de poucas chances de gols no Mané Garrincha. Com mais posse de bola, é verdade, o Tricolor controlou mais ações do jogo. E assim chegou em cabeçada de Wellington Rato e em chute de Luciano. Do outro lado, o Timão só arriscou de fora da área, com Garro e depois com Breno Bidon.
O jogo já estava nos acréscimos quando reuniu em poucos minutos os melhores momentos. Calleri invadiu a área e sofreu um pisão de Fagner. Pênalti, marcado após a checagem no VAR. O lateral do Timão, que já tinha amarelo, levou o segundo e foi expulso. Na cobrança, aos 52, Lucas acertou o canto esquerdo de Hugo Souza e abriu o placar, que poderia ter ficado maior para o São Paulo aos 54, quando Calleri roubou a bola no meio, arrancou e chutou colocado para fora.
Segundo tempo
A etapa final foi quente no Mané Garrincha. Com as alterações feitas por Ramón Díaz, o Corinthians, mesmo com um a menos, melhorou em campo. Nos primeiros dez minutos, o Timão quase empatou com Romero, que perdeu gol na pequena área, sozinho, após jogada de Coronado, e depois em cobrança de falta de Garro. O Tricolor, aos poucos, se encontrou e respondeu com Wellington Rato.
O meia, aliás, perdeu pelo menos três chances claras. Mas o jogo mudou novamente aos 17, quando André Ramalho foi expulso por atingir o rosto de Luciano fora do lance. Com dois jogadores a mais, o São Paulo teve mais espaço e começou a pressionar. E o segundo gol saiu da cabeça de Arboleda, aos 29, após escanteio cobrado por Wellington Rato.
Mas o Corinthians não desistiu do jogo e chegou ao primeiro gol aos 37, com Yuri Alberto aproveitando bobeira da zaga adversária. Preocupado com uma reação do rival, o São Paulo retomou o controle e empilhou chances, com Erick, Alan Franco, Luiz Gustavo… Mas foi André Silva, só aos 53, que fez a torcida tricolor respirar aliviada de vez, sem qualquer receio da pressão corintiana.