O termo de cooperação apoia o aplicativo móvel “Mercado Solidário”, criado por professores e estudantes da UFMS nos cursos de Análise de Sistemas, Economia e Administração. A plataforma permite que empreendedores rurais e urbanos anunciem seus produtos e demandas, facilitando uma conexão direta entre eles, como uma “rodada de negócios virtual”. A partir da parceria com o Sebrae, o aplicativo receberá o cadastro de produtores rurais atendidos pela instituição.
Segundo o reitor da UFMS, Marcelo Turine, também conselheiro do Sebrae/MS, o aplicativo facilita a procura e processo de compra de produtos, fomentando o cooperativismo em Mato Grosso do Sul. “Essa plataforma aproxima empreendedores da agricultura familiar com as empresas que precisam desses produtos. É uma maneira da gente potencializar o mercado com as comunidades indígenas, assentamentos, e com isso, fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, pontuou Turine.
“É muito importante essa parceria para que mais negócios se concretizem. O Sebrae fomenta negócios e sabe a importância do mercado, sabe que a agricultura familiar já é forte na sua natureza e precisa muitas vezes de chegar a canais de venda, ligando os produtores com o mercado consumidor. Assim, contribuímos mais uma vez, com todo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, complementou o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
O “Mercado Solidário” já está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos. Nele, o usuário pode inserir fotografias e a descrição dos produtos para venda e anunciá-los. Em caso de interesse por compradores, a negociação é direcionada para o aplicativo de mensagens WhatsApp. Para mais informações sobre a plataforma, os interessados podem acessar a página.
Agricultura familiar em debate
Ainda na data, a sede do Sebrae foi palco para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 em Mato Grosso do Sul, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que prevê um conjunto de medidas voltadas aos povos do Campo, das Águas e das Florestas, como crédito mais vantajoso para financiar a produção agrícola.
“O plano safra foi construído ouvindo os produtores da agricultura familiar brasileira o que traz consistência para as medidas. O documento considerou as necessidades específicas cada segmento, olhando para a transição ecológica e para o fundo garantidor. Então, é um plano importante que traz recursos para o pequeno produtor com linhas de crédito competitivas e agora nós temos que levar isso até ele, para que consiga acessar e fomentarmos ainda mais a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.
Segundo o secretário nacional de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Zigger, desta vez, o documento traz uma ampliação de recursos para a agricultura familiar. “Na safra passada disponibilizamos R$ 346 milhões e agora estamos com R$ 500 milhões. Esse é um desafio importante que envolve o Governo Federal, Governo do Estado e agentes financeiros que vão operar o acesso às linhas de crédito. Com esses recursos, queremos incentivar a produção de alimentos saudáveis com taxas de juros reduzidas que vão de 0,5% a 6% ao ano, e assim, fazer com que a agricultura família de Mato Grosso do Sul se fortaleça e cresça com uma produção aliada a sustentabilidade”, expôs.
Participaram da cerimônia demais autoridades, como os conselheiros do Sebrae/MS: Omar de Vasconcelos, presidente do Banco do Brasil em MS; Augusto Cesar Merey Vilhalba, superintendente da Caixa Econômica Federal; Lincoln Cezar Melo Godoeng Costa, superintendente executivo Varejo da Caixa Econômica Federal; e Breno dos Reis Martins Gerente de Negócios do Banco do Brasil e conselheiro fiscal do Sebrae/MS.
Em 2024, o Sebrae já atendeu mais de cinco mil pequenos produtores em mais de 35 municípios de MS, em segmentos como pecuária de leite, hortifruticultura e apicultura. Além disso, há apoio às agroindústrias, tanto na melhoria do processamento de alimentos e na qualidade dos produtos oferecidos à população. Mais informações estão disponíveis em ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.