Com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da carne bovina e movimentar a cena gastronômica, o Festival Internacional da Carne chegou a sua terceira edição e movimentou o Parque Laucídio Coelho de 19 a 21 de setembro, em Campo Grande. O Sebrae/MS foi parceiro da iniciativa e marcou presença com o “Mercado Sebrae”, espaço que reuniu expositores atendidos pela instituição.
O evento foi realizado pela produtora cultural Márcia Marinho, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e o Governo do Estado. Segundo o analista-técnico, Vinícius Pacheco, a presença do Sebrae no Festival é essencial porque dá visibilidade ao empreendedor. “É a oportunidade para que ele mostre seu produto, faça novas conexões, crie networking e abra novos mercados”, destacou. Para ele, se trata de uma oportunidade para testar produtos com o público. “É uma experiência valiosa para crescer e se posicionar melhor”, enfatizou.
“O Festival Internacional da Carne é um marco para o nosso Estado. Reunir, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, especialistas, produtores, empresários e consumidores em torno da carne é valorizar a tradição, a qualidade e a inovação do nosso setor. A Acrissul teve a honra de abrir as portas para um evento que não apenas promove negócios, mas também fortalece a imagem de Mato Grosso do Sul como referência mundial na produção de proteína animal”, destacou o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai.
O “Mercado Sebrae” teve como objetivo potencializar a visibilidade dos pequenos negócios e reuniu 30 expositores, gerando novas oportunidades de venda e conexão com compradores. Participaram da ação produtores rurais, agroindústrias, artesãos, cuteleiros e empreendedores do setor gastronômico, todos com produtos que destacam a cultura e a produção local.
O empreendedor Dirquens Guimarães da DG Pururuca, conta como é importante participar dessas feiras. “Este já é o terceiro evento em que participo com o apoio do Sebrae. Estou no programa Move+ desde o início do meu negócio, há dois anos e meio, e praticamente tudo eu faço com o Sebrae: desde a tabela de preços, precificação, tabela nutricional até o registro da minha marca. O atendimento é fantástico e faz toda a diferença para quem é MEI. O que mais valorizo nesses eventos é a chance de fazer contatos. Meu foco não é só vender no dia, mas divulgar o produto e encontrar parceiros que possam revender e levar a DG Pururuca para novos mercados. É uma vitrine que abre portas para o crescimento do meu negócio.”

Matheus Corrêa Cáceres, da Eco Cerrado Brasil também reforça a importância de participar dos eventos. “Já participamos de outras ações do Sebrae, como a Ruraltur, e estar no Festival Internacional da Carne é mais uma oportunidade de levar nossa marca para um público diferente. Nossa expectativa é ganhar reconhecimento, porque aqui passa muita gente, e também vender um pouco dos nossos produtos. Aumenta nossa visibilidade e faz com que mais pessoas conheçam a marca e saibam que em Campo Grande existem cosméticos feitos com ingredientes do Cerrado. Trabalhamos com xampus, condicionadores, cremes de pentear e aromatizantes produzidos com óleo de buriti, bacuri, bocaiúva, guavira e ipê-amarelo. É uma forma de valorizar a biodiversidade da nossa região e levar isso ao consumidor.”
Wellington Arce, da empresa Téra Car & Chima Car comercializa suporte para garrafas térmicas serem transportadas no carro para servir chimarrão e tereré de uma forma prática. “Esse é o segundo evento que participo com o Sebrae. Já conto com o apoio da instituição desde a abertura da empresa. Participar do Festival da Carne é uma forma de apresentar o meu produto e tem tudo a ver com o clima do evento, porque ele está dentro de uma cultura sul-mato-grossense. E foi uma ideia minha, patente minha que está tendo uma boa aceitação do público”.

Durante os três dias, o público conheceu de perto os produtos e serviços dos expositores, incentivando o consumo local e fortalecendo toda a cadeia produtiva do agronegócio e da gastronomia no estado.