O Sebrae/MS promoveu, nesta segunda-feira (20), o 2º Encontro da Jornada Liderança Adaptativa, voltado ao desenvolvimento de lideranças femininas. Realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, o encontro teve como foco o fortalecimento das habilidades de comunicação e expressão das participantes por meio do storytelling – a arte de contar histórias para transmitir mensagens – e marcou mais uma etapa do projeto piloto de 2025, que acompanha 20 mulheres em funções estratégicas e de decisão em diversos setores de Mato Grosso do Sul.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, destacou que a Jornada Liderança Adaptativa representa um espaço de transformação pessoal e coletiva, ao preparar mulheres para atuarem de forma cada vez mais estratégica e confiante em espaços de liderança. “Estamos preparando as líderes para enfrentarem desafios com competência, habilidades e discernimento. Hoje, o nosso foco é a comunicação assertiva e dessa forma, acreditamos que teremos ganhos reais”, ressaltou.
O projeto foi concebido como uma oportunidade de fortalecimento do protagonismo feminino em diferentes esferas. Segundo a consultora do Sebrae/MS, Maura Gabino, a ação visa estimular a participação das mulheres nos setores empresarial, público e político. “Sentimos que as mulheres estão ávidas por ocupar esse novo espaço na sociedade, e por isso idealizamos um trabalho que contemplasse todas as questões de preparação para o exercício dessa liderança”, afirmou.
Narrativas de impacto

A programação do encontro contou com o workshop “Storytelling: como ser interessante e magnética contando sua própria história”, ministrado pela comunicóloga e escritora Karina Maia. A atividade apresentou o uso da comunicação estratégica e das técnicas narrativas como ferramentas de fortalecimento pessoal e profissional, com foco em preparar as participantes para se expressarem com autenticidade e confiança em diferentes contextos, de reuniões e palestras a interações interpessoais.
Para Karina Maia, o storytelling é uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença de liderança, ao construir autoridade a partir do que é singular em cada pessoa. “O storytelling, ou narrativa, como podemos chamar em português, é uma estratégia de comunicação muito eficaz, que já direciona o público para o caminho da autoridade, ou, no mínimo, desperta a curiosidade das pessoas. Dentro de um conceito que todo mundo comenta, é sobre como você traz uma perspectiva muito pessoal, algo que ninguém tinha pensado antes, ou que é único, exclusivo. Ao colocar essa autenticidade dentro da narrativa, você passa a ser reconhecida como a pessoa por trás daquela ideia, e é assim que a autoridade se constrói”, ressaltou.
Durante o workshop, as participantes vivenciaram momentos de reflexão e exercícios práticos de construção de narrativa, com troca de experiências em grupo e feedbacks. O objetivo foi incentivar cada mulher a reconhecer o valor da própria trajetória e a utilizá-la de forma estratégica para inspirar pessoas e gerar conexões significativas em ambientes profissionais e institucionais.

A secretária-executiva da Mulher e uma das 20 participantes da jornada, Angélica Fontanari, destacou a relevância do aprendizado e seu impacto direto na prática da liderança. “Estou animada e honrada por fazer parte desse seleto grupo de mulheres nesse programa de Liderança Adaptativa. Não tenho dúvidas de que o que aprendermos aqui vai interferir diretamente no nosso trabalho, nos ajudando a exercer uma liderança mais assertiva, tomar decisões com mais segurança e entregar um serviço com excelência”, afirmou.
Já a empreendedora e também participante Eliane Alves, ressaltou o caráter inspirador da experiência e a importância de multiplicar o conhecimento adquirido. “Tudo que ouvimos aqui é transformador. Eu costumo dizer que o Sebrae inspira pessoas que, por sua vez, inspiram outras. É a partir disso que a chave para a transformação do nosso país se abre. Tudo começa quando você conhece quem é, o que quer e aonde deseja chegar. E, ao compartilhar isso com outras pessoas, cria-se uma verdadeira corrente do bem. Estar aqui é muito importante, essencial, principalmente quando esse conhecimento é multiplicado”, declarou.
A programação da Jornada Liderança Adaptativa segue ao longo de 2025, com o último encontro previsto para novembro. A etapa final dará continuidade à proposta de desenvolvimento integral e de fortalecimento da rede de lideranças femininas em Mato Grosso do Sul, consolidando uma comunidade de mulheres que aprendem, compartilham e lideram com propósito.