Connect with us
24 de Novembro de 2024

agronegócio

Semadesc debate com suinocultores ações para ampliar a sustentabilidade na produção em MS

Equipe da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) participou hoje (21) em Dourados de workshop com suinocultores, para debater o PAS – Programa Asumas Sustentabilidade, que cria critérios e direcionamentos para as ações sustentáveis na cadeia suinícola. O evento foi promovido pela Asumas – Associação Sul-matogrossense de Suinocultores, pela Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Governo do Estado de MS, por meio da Semadesc.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, enalteceu durante a abertura do evento, o papel da Asumas no trabalho de avaliar o desempenho sustentável da atividade e sinalizou que as ações podem contribuir para maior rentabilidade do setor. “Esse conjunto de instituições que estão aqui hoje, debatendo o Programa Asumas de Sustentabilidade, são de vital importância para o Estado. Iniciativas como esta faz com que o setor produtivo fique harmonizado, em aspectos de sustentabilidade, e com mecanismo de desenvolvimento do setor produtivo, com mínimo de impacto ambiental. Essa ação já contribuirá com a busca por alternativas de remuneração por serviços ambientais, a partir do desenvolvimento de novas técnicas de destinação de resíduos”, explica Beretta, ao completar que a ação vai ao encontro do projeto de MS, de se tornar carbono neutro até 2030.

“Aqui tivemos uma grande tarefa: Desenharmos os próximos passos da suinocultura estadual. A partir do que foi apontado em cada mesa, em cada sala de discussão, serão apresentados critérios, que vão ditar o desempenho da atividade no futuro. Discutimos também estratégias e ações práticas, que vão gerar, em breve, um checklist para cada propriedade do estado. Com isso, além de contribuir com a gestão, vamos metrificar cada passo sustentável da suinocultura”, explica o presidente da Asumas, Milton Bigatão.

Além de suinocultores, foram convidados representantes de outras cadeias produtivas, com a intenção de que contribuam com suas diferentes realidades. Entre os convidados para o debate, o diretor executivo da Associação Novilho Precoce MS, Alexandre Guimarães. “Essa interação entre as associações, junto às demais entidades, é de suma importância, e quem ganha com isso é a gente. Aqui está sendo desenvolvido um novo protocolo de sustentabilidade, e nós, produtores rurais, já fazemos a nossa lição de casa, mas precisamos mostrar isso. Esses protocolos vêm para mostrar essa eficiência do produtor, não somente na parte produtiva, mas também na parte da sustentabilidade”, finalizou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados