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29 de Setembro de 2024

Empreendedorismo

Semadesc firma convênio com Senac para fomentar negócios inovadores nos setores de comércio, serviços e turismo de MS

A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) oficializou nesta quarta-feira (24) convênio com o Senac/MS e o Sistema Fecomércio para a implementação do Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul. O extrato do convênio foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

O objetivo do convênio é promover e disseminar o conceito de inovação entre alunos jovens e adultos de cursos de educação profissional, desde o nível básico até o técnico. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de geração de novos negócios e carreiras no Mato Grosso do Sul, especialmente nos setores de comércio, serviços e turismo.

A duração é de 24 meses, com investimento total de R$ 5.858.000,00, dos quais R$ 5.522.000,00 são aportados pelo Governo do Estado através da Semadesc e R$ 336.000,00 de contrapartida do Senac, visa criar ambientes de inovação em diversas cidades do Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

Além disso, o programa tem como propósito “mudar a mentalidade das empresas de pequeno e médio porte desses setores, incentivando a adoção de práticas e processos inovadores e de transformação digital”, comentou o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, em reunião nesta quarta para assinatura do convênio.

Senna destacou a importância do setor de comércio, serviços e turismo para a economia sul-mato-grossense. “Estamos fazendo esta assinatura de convênio para levar sensibilização à necessidade de adotar a inovação como forma de gestão competitiva. Para o governo do estado, é extremamente importante essa parceria para nos aproximarmos dos empresários e daqueles que desejam inovar e empreender”, afirmou.

O secretário Jaime Verruck da Semadesc enfatizou que o propósito da criação da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito da Semadesc foi o de desenvolver um ecossistema de inovação no Estado. “Queremos estimular a criação de novos negócios e inovações no comércio e serviços, além de oferecer assessoria empresarial para que os empresários percebam o valor da inovação e saibam como adaptar seus negócios a esse processo”, explicou.

Por meio da parceria com o Senac e o Sistema Fecomércio, “vamos atender esse grande público que é a maioria das empresas sul-mato-grossenses. Esse segmento é que representa o maior número de empresas em nosso Estado e o maior número de pequenas empresas. A ideia é, a partir desse convênio, possamos estimular e desenvolver inovações para o setor de comércio e serviços do Mato Grosso do Sul”, finalizou o titular da Semadesc.

Jordana Duenha, diretora de Educação Profissional do Senac-MS, ressaltou que o convênio, que se estenderá até agosto de 2026, visa aproximar a temática da inovação do setor de comércio, serviços e turismo. “Vamos trabalhar uma série de ações de disseminação da informação, sensibilização dos empresários, e capacitação técnica para aumentar o número de projetos inovadores e negócios transformadores”, disse.

O diretor Regional do Senac-MS, Vitor Mello, reforçou que o a meta é chegar em 2026 com “mais projetos inovadores, mais startups, mais negócios que possam se transformar em negócios inovadores”.

Para o presidente do Sistema Fecomércio em Mato Grosso do Sul, Edison Araújo, “essa parceria com o Governo do Estado deverá contribuir na mudança de pensamento das empresas de pequeno e médio porte para que eles possam estar desenvolvendo esse trabalho de inovação dentro das suas empresas”.

Ações Previstas

Entre as ações planejadas estão a realização de eventos, workshops, rodas de conversa, podcasts, oficinas interativas, vivências, mentorias especializadas, hackathons, e eventos estaduais de fomento à inovação. Estas atividades têm como objetivo preparar os participantes para buscar apoio em editais de inovação e outras oportunidades, além de desenvolver projetos inovadores no varejo.

Os recursos serão destinados à contratação de especialistas e consultores, à disponibilização de estruturas físicas para a realização das ações, à contratação de coffee break, e ao pagamento de premiações monetárias e brindes para os grupos classificados nos hackathons.

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