Connect with us
13 de Janeiro de 2026

Economia

Tarifas de 25% de Trump a países que negociarem com Irã vai afetar agro de Mato Grosso do Sul

Movimento no porto de Porto Murtinho - Foto: divulgação Semadesc

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impondo, com efeitos imediatos, uma tarifa de 25% sobre “qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã”, vai afetar as exportações de produtos do agro de Mato Grosso do Sul. Segundo Trump, estes países terão uma tarifa imediata sobre todas as transações comerciais realizadas com os Estados Unidos, incluindo o Brasil.

“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações realizadas com os Estados Unidos da América”, anunciou Donald Trump em sua rede social.

-“Esta ordem é definitiva e irrecorrível”, acrescentou.

Exportações de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul exporta, e muito, para o Irã, sendo o país um destino importante para produtos do agronegócio sul-mato-grossense, como milho, carne bovina e soja. O Irã, inclusive, tem sido o principal comprador de milho do estado em períodos recentes.  O milho é um dos destaques, com as exportações para o Irã apresentando um crescimento significativo recentemente, chegando a disparar 214% em volume ou valor em um determinado período de 2025.

Além do milho, a carne bovina e a soja também são exportadas para o mercado iraniano. O Irã é um dos principais parceiros comerciais do estado na região do Oriente Médio, embora o volume total do comércio com o país represente uma fatia modesta do total das exportações sul-mato-grossenses, que são lideradas por celulose e soja em geral. Há um interesse manifestado pelo governo de Mato Grosso do Sul em ampliar ainda mais essa relação comercial, explorando a logística de Porto Murtinho para facilitar o escoamento dos produtos.

Importante parceiro comercial do Brasil

Protestos

O anúncio de Trump surge no momento em que o regime de Teerã enfrenta uma das maiores ondas de protestos dos últimos anos. Neste domingo (11) e segunda-feira, Teerã registrou também atos pró-regime da República Islâmica e para criticar as manifestações violentas dos últimos dias.

Ontem, o presidente do Irã Masoud Pezeshkian afirmou que protestos pacíficos são tolerados no país, mas que os distúrbios recentes são provocados por “terroristas do estrangeiro”, para justificar uma invasão pelos EUA e por Israel.

Em resposta aos protestos, que já se estendem a todo o país, as autoridades iranianas têm respondido com força letal perante a população. Segundo organizações não-governamentais, há registro de pelo menos 600 mortes.

Nos últimos dias, o presidente estadunidense tem repetido ameaças de intervenção no Irã. Donald Trump afirmou que tem opções “muito fortes”, incluindo a via militar, e adiantou ainda que está em contacto com líderes da oposição iranianos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados