Política
Tereza Cristina defende que Governo Lula faça contato com Presidente Trump

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), que integra o grupo suprapartidário de oito senadores que está em Washington D.C. disse que o objetivo é da missão é fomentar a reaproximação entre Brasil e Estados Unidos. “Não cabe ao Senado negociar, mas sim buscar o clima de entendimento para proteger os brasileiros, pois as tarifas irão prejudicar todos, sem exceção”, disse Tereza Cristina. A senadora também defende, desde o início, que o governo Lula procure o governo Trump. “O presidente Lula deveria ligar sim para o presidente Trump”, disse.
A missão segue até quarta-feira, 30/07, com reuniões com senadores americanos no Congresso dos EUA, marcadas para esta terça-feira, 29/07, e com lideranças empresariais e institucionais ligadas ao Brazil‑U.S. Business Council e à Americas Society/ Council of the Americas.
A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, relatou que o diálogo com os EUA começou em março, com videoconferência entre o vice-presidente do Brasil e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, que levou à criação de um grupo de trabalho técnico bilateral. Segundo a embaixadora, o Brasil apresentou dados demonstrando que a média efetiva das tarifas brasileiras de importação é de apenas 2,7% – o que desmente a imagem de protecionismo que circulava em Washington.
Apesar do avanço nas negociações, no dia 9 de julho o ex-presidente Donald Trump anunciou tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros. “Foi com grande surpresa que recebemos a carta. O diálogo vinha fluindo, nossas considerações estavam sendo levadas em conta. Ainda assim, seguimos à disposição para dialogar”, afirmou a Embaixadora.