Connect with us
05 de Novembro de 2025

Cidades

Transatlânticos chegam a Belém para reforçar hospedagem na COP30

Os dois navios de cruzeiro que funcionarão como hotéis flutuantes para delegações e outros participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) chegaram ao Porto de Outeiro, em Belém (PA), nesta terça-feira, 04/11. As embarcações oferecerão, juntas, cerca de 6 mil leitos. Os hóspedes poderão fazer o check-in a partir desta quarta-feira (5).

A contratação dos navios (MSC Seaview e Costa Diadema) integra a estratégia do governo federal para aumentar a oferta de hospedagem em Belém durante a COP30. O objetivo é garantir condições adequadas e acessíveis para os milhares de participantes da conferência, reforçando o compromisso do Brasil com uma COP inclusiva, sustentável e bem-sucedida.

O trajeto entre os navios e o Parque da Cidade, local onde acontecerá a conferência, levará cerca de 30 minutos. O deslocamento será feito por meio de ônibus oficiais, que operarão de forma contínua e gratuita. Com pouco menos de 20 km de extensão, o percurso poderá ser feito passando por faixas exclusivas do BRT e pela nova ponte de acesso rápido, inaugurada em outubro. Antes da construção dessa estrutura, o tempo era praticamente o dobro.

“Eu marquei no cronômetro: saindo do local da COP até o Porto de Outeiro, hoje foram 33 minutos e 27 segundos, até o desembarque no centro de recepção. Nos dias da COP será ainda mais rápido, porque a Via Expressa, a Via do BRT, ficará exclusiva para os ônibus que trafegarão até o Parque da Cidade. Ou seja, esse deslocamento será mais rápido do que o de muitos que sairão da maioria dos hotéis ou casas alugadas”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A contratação dos navios integra a estratégia do governo do Brasil para aumentar a oferta de hospedagem durante a conferência. Foto:Gabriel Della Giustina | COP30
A contratação dos navios integra a estratégia do governo do Brasil para aumentar a oferta de hospedagem durante a conferência. Foto:Gabriel Della Giustina | COP30

Terminal Portuário

Para garantir a capacidade de receber os dois transatlânticos, o Terminal Portuário de Outeiro foi completamente reformado. Foram investidos cerca de R$ 233 milhões  por meio da Itaipu Binacional. O projeto contou com a construção de 11 dolphins; instalação de 10 pontes metálicas; e ampliação do píer de 261 metros para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da capacidade anterior.

As obras, executadas pela Companhia Docas do Pará (CDP), incluem também um moderno espaço de receptivo, com infraestrutura de apoio aos passageiros, como áreas de embarque, desembarque, atendimento e equipamentos de raio X.

Iniciado em 17 de abril deste ano, o projeto do novo Porto de Outeiro foi concluído em aproximadamente seis meses, tempo recorde para uma obra portuária. Para garantir essa agilidade, foram projetadas frentes de trabalho simultâneas, 24 horas por dia, em três turnos de trabalho com equipes diferentes.

“Em um período recorde, a gente hoje entrega para Belém, para o estado do Pará e para o Brasil, um porto pronto e preparado para, de certa forma, ser a porta do turismo internacional na Amazônia”, ressaltou Jardel Rodrigues da Silva, presidente da CDP.

O ministro Rui Costa salientou que a entrega da nova infraestrutura representa um marco para o desenvolvimento da região.

“Esse porto viabilizará desenvolvimento econômico, social e turístico para o Pará e aumentará o transporte de carga aqui para Belém. Com essa nova infraestrutura, a capital paraense entra definitivamente na rota do turismo nacional e internacional. Não tenho dúvidas de que isso trará uma nova dinâmica econômica e ampliará as oportunidades de emprego na região”, afirmou.

A expectativa é de que o novo terminal passe a integrar rotas regulares de turismo marítimo, impulsionando os setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio local.

“O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a região e acrescentar um grande potencial turístico ao porto que antes funcionava somente para cargas. Com isso, não apenas o entorno, como também toda a cidade e a própria região Norte contarão com mais esse ponto para os roteiros de cruzeiros”, celebrou o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados