Esportes
Vasco rompe jejum de 14 anos, vence o Corinthians e embala no Brasileirão
O Vasco pode dizer pela primeira vez após mais de uma década que venceu o Corinthians: 2 a 0 em São Januário, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, em São Januário. Lucas Piton e Sforza marcaram os gols. A última vitória sobre o rival havia sido em 2010. O dia, que havia começado com euforia da torcida vascaína em razão da contratação de Philippe Coutinho, terminou com festa na Colina.
Lá e cá no primeiro tempo
A etapa inicial foi disputada em alta intensidade com alternância de domínio entre Vasco e Corinthians. A equipe paulista começou melhor, os cariocas responderam a partir da metade e foi assim até o intervalo. Em termos de chances, a melhor foi dos corinthianos. Cobrança de falta de Igor Coronado que obrigou Léo Jardim a fazer grande defesa. Os vascaínos tiveram boas possibilidades nos contra-ataques, porém pararam nos erros na tomada de decisão na frente do gol. Logo, um empate justo.
Vasco fatal no segundo
O Vasco voltou um pouco melhor para o segundo tempo, mas não criava grandes chances. Até que Hugo Moura encontrou ótimo passe para Piton bater cruzado e abrir o placar. Dali para frente, o Corinthians se lançou para tentar o empate, muito mais na base da vontade do que propriamente na organização. Ao mesmo tempo, os vascaínos falhavam na tentativa matar a partida, cometendo erros nas vezes em que tinham campo para acelerar o jogo. O caixão foi fechado por Sforza já nos acréscimos. O argentino acertou bela cobrança de falta que Matheus Donelli não alcançou: 2 a 0.
A vitória, a terceira consecutiva, colocou o Vasco na primeira página do Campeonato Brasileiro, na décima colocação, com 20 pontos. O Corinthians é o 17º, com 12, e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO, que enfrenta o Palmeiras nesta quinta-feira. O Vasco volta à campo na próxima quarta-feira, dia 17, às 19h, para enfrentar o Atlético-GO em Goiânia. Já o Corinthians recebe o Criciúma na Neo Química Arena um dia antes, na terça-feira (16), às 21h.
Enfim, a vitória
Mais do que o terceiro triunfo seguido no Brasileirão de 2024, o Vasco conseguiu acabar com um jejum de 14 anos sem sair vitorioso de campo contra o Corinthians. A última vez havia sido na 18ª rodada do Brasileirão de 2010. Desde então, até esta quarta haviam sido 22 partidas, com 14 vitórias dos paulistas e oito empates.
Lucas Piton deu um susto na torcida do Vasco ainda no primeiro tempo. Ele teve forte sangramento depois de um choque de cabeça com Cacá e continuou na partida de touca de natação. Foi preciso que o jogador trocasse de camisa duas vezes por causa do sangue. Recuperado, ele fez o primeiro gol do jogo.
A partida desta quarta-feira foi a última do Corinthians com o técnico interino Raphael Laruccia. Ramón Díaz, ex-Vasco, assume a equipe a partir da próxima rodada do Brasileirão.