Cultura/Turismo
Velório de Preta Gil vai acontecer no Theatro Municipal do Rio nesta sexta-feira e será aberto ao público

O velório de Preta Gil será realizada nesta sexta-feira (25) das 9h às 13h, em cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.As informações foram divulgadas pela família na noite desta terça-feira (22).
A cantora morreu aos 50 anos, no último domingo (20) e terá um velório conforme seu ainda em vida.
Mais cedo, Flora Gil, madrasta de Preta e esposa de Gilberto Gil, informou em suas redes sociais que o corpo de Preta segue sem previsão para repatriação, já que a cantora morreu nos Estados Unidos e terá as cerimônias fúnebres no Brasil.
“Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil. Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens. Tão logo tenhamos as informações do funeral, divulgaremos aqui. Agradecemos, mais uma vez, o carinho, o respeito e a compreensão de todos”, informaram.
Em uma entrevista de Preta ao canal Põe na Roda, do Youtube, a cantora falou sobre como gostaria que fosse seu velório. “O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, disse ao responder sobre que música deveria tocar no seu momento fúnebre.
Segundo a assessoria de comunicação de Gilberto Gil, o corpo de Preta deve ser cremado.
Circuito
Decreto assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, publicado hoje (22), cria o“Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil” no centro da cidade.
De acordo com as considerações do decreto, Preta Gil foi “decisiva” na retomada do carnaval de rua no centro e contribuiu para que o local se tornasse um “espaço urbano de cidadania cultural.” “O Bloco da Preta, fundado em 2009, é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do centro do Rio de Janeiro”, diz o texto.
O trajeto do Circuito Preta Gil terá concentração na Rua 1º de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor, e desse ponto seguirá até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
Câncer de Intestino
Preta Gil morreu aos 50 anos, no domingo (20), em decorrência de um câncer. A cantora, compositora, empresária e atriz estava em Nova York, onde passava por um tratamento experimental para tratar a doença.
Preta foi diagnosticada em 2023 com um câncer colorretal que entrou em remissão no final do mesmo ano. Meses depois, a doença voltou mais agressiva: com dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco, de 30, e uma neta, Sol de Maria, de nove. Deixa também um legado de luta contra o racismo, pelo direito das mulheres e da comunidade LGBT+, e pela autoaceitação e amor-próprio.