Colunas
Vila Viçosa: uma combinação de história, beleza e tradição

No coração do Alentejo, entre paisagens serenas e campos dourados, encontra-se uma das joias mais preciosas da região: Vila Viçosa. Conhecida como a “Princesa do Alentejo”, essa vila museu combina história, beleza e tradição em um cenário onde o mármore esculpe não só monumentos, mas também a identidade local.
Vila Viçosa é um destino obrigatório para quem busca cultura, autenticidade e o charme do Alentejo em estado puro. A cidade impressiona logo na chegada com suas fachadas nobres revestidas de mármore material símbolo da região, extraído de mais de 160 pedreiras ativas e reconhecido mundialmente por sua qualidade superior.

Palacio Ducal de Vila Viçosa – crédito Turismo do Alentejo
Entre os pontos altos da visita, está o majestoso Paço Ducal, antigo palácio da Casa de Bragança e um dos preferidos da família real portuguesa. Hoje, abriga um museu que encanta com acervos de mobiliário antigo, tapeçarias, porcelanas orientais e europeias, pinturas, carruagens e armas dos séculos 16 ao 20.
Outro marco imperdível é o Castelo de Vila Viçosa, que guarda dentro de suas muralhas o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. A imagem da santa, ricamente vestida com trajes reais desde o século 19, carrega séculos de devoção e história. O castelo também abriga dois museus: o Museu da Caça, com uma notável coleção de troféus e armas de várias partes do mundo, e o Museu de Arqueologia, com preciosidades romanas e achados pessoais do rei D. Luís I.

Castelo de Vila Viçosa – crédito Turismo do Alentejo
Contemplar Vila Viçosa do alto das muralhas é imperdível, com vista para o charmoso traçado urbano e a perfumada Praça da República, ladeada por laranjeiras que embelezam e refrescam o ambiente.
Outros locais que merecem destaque, e uma visita, na cidade são: Museu do Mármore, que celebra a matéria-prima que molda a vila; as igrejas de São João Evangelista, São Bartolomeu, Nossa Senhora da Lapa e o Convento dos Capuchos; o Cruzeiro de Vila Viçosa, a Casa Museu Bento de Jesus Caraça, o Museu Agrícola e Etnográfico; e as antigas Porta do Nó, Porta da Vila e o Pelourinho, que marcam a entrada simbólica para a história local.

Museu da Caça e de Arqueologia – Vila Viçosa – crédito Turismo do Alentejo
Mais informações sobre pacotes turísticos podem ser obtidas na agência de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos pelo WhatsApp: 67 98425 6330
…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Maria Inês Branco Pucci, Ana Paula Garcia, Ricardo Gutemberg, Marlene Parisi, Rosangela dos Reis Vidal, Eduarda Barros Santos, Mara Barros, Tatiana Goes, Elaine Cabral, Guilherme Molento, Wanderson Lopes, Silvia Pereira e Rojane Prado Guedes. Happy birthday!
… Desde o dia 15 de agosto, quem visitar o Jardim Botânico de São Paulo pode conferir a exposição inédita Caravana do Silvinho. Em meio à natureza do coração verde da capital paulista, 45 esculturas estilizadas de Silvio Santos são expostas ao ar livre, marcando o início da etapa nacional do projeto artístico idealizado pelas filhas do apresentador como uma homenagem ao fundador do SBT e do Grupo Silvio Santos.

Silvio Santos ganha homenagem artística com 45 esculturas no Jardim Botânico de São Paulo. Foto: Dorival Zucatto
… A mostra permanece no Jardim Botânico até 14 de setembro e dá sequência ao projeto que encantou o público durante a fase de pintura ao vivo. Agora, as obras seguem prontas para rodar o país em um circuito itinerante que se estende pelos próximos meses e ao longo de 2026.
… A Caravana do Silvinho tem como objetivo eternizar, por meio da arte urbana, a presença de Silvio Santos na memória afetiva dos brasileiros. Unindo cultura, interatividade e acesso democrático à arte, a iniciativa conecta o legado do apresentador à paisagem de espaços públicos relevantes no país.
… As esculturas, com 1,60 metro de altura e produzidas em fibra de vidro, foram pintadas por artistas selecionados por edital e por nomes convidados, como o muralista Eduardo Kobra, um dos principais nomes da arte urbana brasileira.
… Ao todo, mais de 40 artistas de diferentes partes do Brasil participaram da criação, vindos de cidades como Manaus, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, além de São Paulo e interior paulista.