Para fortalecer a governança e a integração entre os diversos atores que impulsionam o desenvolvimento local em Mato Grosso do Sul, foi realizado nessa quinta-feira (10), o Workshop “Conexão Estratégica das Lideranças Regionais para o Desenvolvimento dos Territórios de MS”, no hotel Deville em Campo Grande. O encontro contou com a participação de representantes de Instâncias de Governança de Turismo (IGRs), Ecossistemas de Inovação, Consórcios Intermunicipais e grupos resultantes do Programa Líder, que hoje compõem as Agências de Desenvolvimento Regional, acompanhadas pelo Sebrae por meio do projeto “Territórios Empreendedores”.
De acordo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o workshop possibilitou a troca de experiências e sinergia entre os participantes com o propósito de engajar uma atuação conjunta. “Reunimos mais de 200 líderes que foram capacitados e são acompanhadas pelo Sebrae para que eles possam trocar experiências e entender a importância do papel que desempenham no desenvolvimento de cada região. Conectar essas pessoas e possibilitar o compartilhamento de boas práticas é fundamental para que a gente tenha lideranças qualificadas para a tomada de decisão e com poder de transformar cada um dos nossos municípios em ambientes melhores para os pequenos negócios”, expôs Mendonça.

Logo após a abertura, que contou com a presença do conselheiro do Sebrae/MS e vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), Nilson dos Santos, ocorreu a apresentação do programa Territórios Empreendedores feita pela coordenadora nacional da estratégia executada pelo Sebrae em todo país, Janaína Lopes Pereira Peres.
Segundo ela, a iniciativa busca fortalecer o ecossistema empreendedor local por meio da construção de uma governança coesa, diversa e comprometida com o desenvolvimento territorial. “Trata-se de um modelo que estimula a construção coletiva de uma agenda de desenvolvimento que faça sentido para cada realidade local. Para nós, é uma satisfação apoiar os seis grupos de Mato Grosso do Sul, que passaram pela metodologia do programa Líder e hoje atuam com protagonismo para transformar a realidade dos seus territórios”, destaca.

Com o objetivo de fomentar a cooperação e alinhar estratégias, o workshop destacou a importância da articulação entre as lideranças para potencializar ações conjuntas em áreas como inovação, turismo, competitividade e sustentabilidade. Durante os debates, temas como gestão compartilhada, atração de investimentos e fortalecimento dos ecossistemas locais emergiram como prioridades para os territórios sul-mato-grossenses.
“Fomentar esse diálogo é extremamente importante, pois promove a integração das lideranças estaduais que atuam no desenvolvimento do nosso Estado. Foi um momento de conexão, no qual essas lideranças se fortalecem não apenas como agentes de transformação em suas regiões, mas também como promotores de um diferencial competitivo para Mato Grosso do Sul. Todos unidos em prol de um mesmo objetivo”, destacou o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/MS, Jorge Tadeu Veneza.
Desenvolvimento de lideranças
Desde 2017, o Sebrae tem investido na formação de lideranças com visão estratégica e espírito colaborativo. Esse trabalho teve início com o programa Líder, que, ao longo dos últimos oito anos, formou grupos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem incentivado a união de forças para pensar o futuro com planejamento, diálogo e cooperação.
Desse movimento nasceram importantes agências de desenvolvimento regional, como o Celeiro do MS, Conevale e Fronteiras da Inovação, na região Sul; o Integra Costa Leste, na região Leste; o Norte Forte, no Norte; e a agência Pantanal, na região Oeste.
Atualmente, essa atuação se consolida e avança por meio do projeto Territórios Empreendedores, que dá continuidade à proposta do Líder. Com o Sebrae ao lado dessas entidades, o foco segue sendo a atuação conjunta em prol do desenvolvimento regional, fortalecendo lideranças locais e promovendo impacto positivo nos territórios de Mato Grosso do Sul.
Durante o workshop, os representantes dos cinco territórios compartilharam, em formato pitch, as boas práticas desenvolvidas por cada grupo, como a criação de consórcios intermunicipais, projetos de incentivo ao empreendedorismo e parcerias com ecossistemas de inovação.

Para Rodrigo Jefferson Trambuch, de Rio Brilhante, presidente do grupo Celeiro do MS, o evento representa um marco importante para a articulação regional. Segundo ele, essa é uma oportunidade inédita de conectar líderes do Estado. “Lideranças que antes não se conheciam estão tendo a chance de se encontrar, trocar experiências e reconhecer o trabalho que cada uma realiza nos seus territórios. O grande ganho aqui é a integração. Esse fortalecimento coletivo vai permitir que as ações se tornem mais estruturadas e efetivas em cada região. Com essa integração, as ideias passam a ser compartilhadas e trabalhadas em conjunto, o que potencializa o impacto das iniciativas em toda a região”, ressalta.
“Vim ao evento para conhecer melhor as pessoas dos outros territórios e retomar esse contato, já que participei do início do Celeiro do MS e depois me afastei. Esse reencontro é importante para trocar experiências e entender como cada território está atuando. Essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento local. Elas contribuem muito, porque mostram diferentes formas de executar ações. Às vezes, uma solução aplicada em outro município pode servir de inspiração ou até ser adaptada para a nossa realidade. Isso abre portas para parcerias e até intercâmbios entre cidades, ampliando o alcance das iniciativas”, afirmou Mariana Quadros, assessora secretaria de governo da prefeitura de Maracaju.
Já para Kleber Pacheco de Almeida, integrante da Associação Integra Costa Leste e do ecossistema de inovação, o workshop é uma oportunidade de aprendizado. “Esse é um momento muito importante, em que podemos ouvir novas experiências, conhecer lideranças de todo o território de Mato Grosso do Sul e identificar boas práticas que estão sendo aplicadas em outras regiões, trazendo essas ideias para os lugares onde ainda não foram implementadas. Quando falamos em liderança, pode parecer algo corriqueiro, mas é fundamental estarmos em constante aprendizado. Precisamos inovar, estudar e buscar conhecimento com quem já está um passo à frente, para que possamos realmente promover o avanço do nosso território”, destacou Kleber.
Edileuza de Oliveira Lima, da Sala do Empreendedor de Deodápolis, conta com satisfação sobre a participação no evento. “É uma iniciativa muito importante. Inclusive, trouxemos conosco várias empresárias que fazem parte da nossa caravana. O Cidade Empreendedora já está no segundo ciclo em Deodápolis, e temos trabalhado no fortalecimento de lideranças locais. Esse workshop, com certeza, será de grande aprendizado para todos nós”, concluiu.
Ao final do encontro, foram definidos encaminhamentos para dar continuidade às discussões, incluindo a formação de grupos de trabalho temáticos e a elaboração de um plano de ação integrado.