Cidades
Especialistas europeus compartilham, nesta sexta, experiências em transformação digital
Uma ex-república soviética totalmente conectada e em consonância com as principais frentes da transformação digital. Cravada às margens do Mar Báltico, a Estônia é atualmente um exemplo em tecnologia, tido mundialmente como o país mais digital do planeta. Lá, a internet faz, não é de hoje, parte do cotidiano de toda a população – são aproximadamente 1,3 milhão de habitantes.
Toda essa experiência, um know-how importante para quem está em pleno desenvolvimento, será compartilhada na próxima sexta-feira (22) no Conexão Estônia x MS, evento de transformação digital promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), voltado a técnicas e especialistas da área de trânsito.
Nos últimos anos o Detran avançou consideravelmente na oferta de serviços digitais, contando atualmente com mais de 95% dos seus serviços disponíveis nos meios digitais – inclusive já conta com uma agência 100% digital no Shopping Norte Sul Plaza, com totens autoatendimento que possibilita ao cidadão solucionar demandas.
“O pessoal da Estônia, governo mais digital do mundo, está vindo aqui para o Mato Grosso do Sul para discutir com o Detran o avanço da digitalização ao longo dos últimos anos, porque tirou aquela pressão de agências com os servidores, e hoje está na palma da mão dos cidadãos sul-mato-grossenses”, comentou o governador Eduardo Riedel durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sul-mato-grossense de Gestão Pública, no início desta semana.
Durante o evento será realizada a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Detran-MS e o Estonia Hub, que tem por objetivo realizar um diagnóstico de maturidade digital no Detran-MS, identificar potencialidades e lacunas no modelo de implementação de governo digital.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, o Conexão Estônia x MS é um marco importante. “Estamos sempre na busca por aprimorar serviços e a qualidade do nosso atendimento. É uma determinação do governador trabalhar por um Mato Grosso do Sul digital, verde, inclusivo e próspero”.