Empreender já é um desafio. Sendo mulher, e muitas vezes mãe, os obstáculos podem ser ainda maiores. Pensando nisso, o Delas Summit 2024 criou uma estrutura inclusiva para receber e atender com excelência as 4,5 mil participantes que marcaram presença no evento, realizado no CentroSul, em Florianópolis.
“Sabemos que muitas mulheres deixam de participar de espaços de aprendizado e networking por dificuldades como a falta de quem cuide dos filhos. Por isso, criamos áreas inclusivas, como o Espaço Kids e o espaço para amamentação, para que elas pudessem participar com tranquilidade”, destacou Marina Barbieri, gestora do Sebrae Delas Mulher de Negócios, Programa do Sebrae/SC, idealizador do evento.
Além disso, pessoas neurodivergentes contaram com uma sala multisenssorial, projetada para oferecer acolhimento em momentos de crise ou quando precisassem de um espaço tranquilo. Toda a área do evento foi 100% acessível, com tradução em tempo real de todas as palestras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Nossa programação foi pensada para abraçar a diversidade das mulheres em todas as suas dimensões. A pluralidade estava presente não só no conteúdo, mas também nas histórias das palestrantes, que incluíram mulheres negras, trans e com deficiência. Somos diversas, e essa diversidade é a nossa potência!”, completou Marina.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, reforçou a importância do empreendedorismo feminino para o futuro do Brasil. “Embora representemos 34% dos negócios no país, somos as que mais desejam empreender. Esse Precisamos lutar por condições mais justas, como a redução de tributos e juros, e buscar oportunidades junto às grandes empresas para crescer juntas,” diz Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional
Brincar também deve ser inclusivo
Daniela Silva, do Oliveiras Ateliê, compartilhou sua experiência como expositora no espaço de inclusão socioprodutiva do Sebrae durante o Delas Summit. Inspirada pelo sobrinho com deficiência auditiva, Daniela começou a confeccionar bonecos personalizados que representam pessoas com diferentes características, como cegueira, amputação, vitiligo, autismo e cadeirantes.
“É a primeira vez que exponho em um evento do Sebrae, e tem sido incrível. Estou conhecendo outros trabalhos, trocando experiências e recebendo um retorno muito positivo do público”, afirmou Daniela.
Resiliência como tema central
Entre as palestrantes principais do segundo dia estavam a jornalista Rafa Brites e a empreendedora social Andrea Schwarz, que abordaram a importância da resiliência no empreendedorismo feminino.
Para Rafa, a criatividade e o sucesso estão diretamente ligados a ambientes acolhedores. “A criatividade floresce em lugares onde nos sentimos seguras para expor ideias. Mesmo sugestões consideradas absurdas podem ser disruptivas e transformar negócios”, pontuou.
Andrea, por sua vez, destacou que a verdadeira inspiração vem das conquistas das pessoas sobre as suas deficiência, e não da deficiência em si. “A representatividade é a base da autoestima. Quero ser um elo para mostrar às mulheres com deficiência que elas podem chegar onde quiserem”, enfatizou.
ESG em pauta
As práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) também foram tema de destaque no último dia do evento. Margarete Coelho mediou um talk com Indianara Dias, gerente de Impacto Positivo da AMBEV, que compartilhou sua trajetória de superação e liderança.
“Empreender foi uma necessidade. Comecei com um restaurante na favela, e hoje crio estratégias de negócios na AMBEV, conectando o impacto social ao business da empresa. A pauta ESG não é optativa, mas algo que deve estar integrado às metas e à visão do negócio”, ressaltou Indianara.
O Delas Summit contou com mais de 150 expositoras, pequenas empresas lideradas por mulheres, 30 parceiros, 90 palestrantes em nove palcos simultâneos e 16 horas de programação, sendo 126 horas de palestras. Além disso, todas as 27 unidades federativas do Brasil estiveram representadas pelas participantes do evento, demonstrando o sucesso dessa edição que teve o Sebrae Nacional como parceiro.