Empreendedorismo
Palestra com a influencer Manu da Peixaria inspira empreendedores de Três Lagoas
Com muito conteúdo empreendedor mesclado com bom humor, a empresária Manuela Ornelas, mais conhecida como “Manu da Peixaria”, trouxe a palestra “Como vender seu peixe – Criar conteúdo de valor no digital é para todos” para cerca de 90 empresários e empreendedores de Três Lagoas, na noite desta terça-feira (16). Com mais de 306 mil seguidores apenas no Instagram, a empreendedora é proprietária do Grupo Divina Providência, no Rio de Janeiro que se tornou sucesso no subúrbio carioca e no meio digital, consolidando-se como um verdadeiro fenômeno das redes sociais, com participações em diversos programas de TV, jornais, revistas e podcasts de abrangência nacional.
O evento foi uma iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), por meio do programa Transformação, como forma de reforçar aos empreendedores locais a importância de estar presente nos meios digitais. “A história inspiradora da Manu da Peixaria vem sendo replicada em diversos eventos promovidos pelo Sebrae, pois acreditamos que ter uma presença digital hoje é algo praticamente obrigatório, independentemente do segmento em que se atua, para alcançar os clientes e ampliar as vendas”, esclarece a analista-técnica do Sebrae/MS, Caroline Canassa.
Com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), a realização da palestra foi de grande relevância para o público. De acordo com o presidente da Associação, Diego Gomes Barbosa, a trajetória profissional de Manu da Peixaria é bastante inspiradora e irá ajudar os empreendedores no dia a dia. “Não tem como sair de uma palestra dessas repleto de ideias e coragem para se aventurar no mundo digital. Enquanto associação que representa os empresários, nossa missão é mostrar isso para o maior número de pessoas”, completou.
Vendendo o peixe
Em pouco mais de uma hora, Manu contou o início de sua jornada como empreendedora e mostrou como ganhou fama na internet, literalmente “vendendo peixes”. E ela provou que fazer sucesso no digital é possível para qualquer empreendedor, independentemente do ramo de atuação.
Para isso, conta que foi preciso ter resiliência. “Cheguei a ficar devendo R$ 1 milhão para fornecedores e funcionários, logo no início da minha empresa. Tive que dar cinco passos para trás, mas desistir não era uma opção. Para dar a volta por cima, me enchi de coragem, negociei com os fornecedores e percebi que precisava vender mais, pois a conta nunca fechava”, relembra.
O início da jornada de sucesso no mundo digital veio pouco depois que ela “reorganizou” a empresa, justamente quando começava a pandemia. “Eu já empreendia no Instagram desde 2019, quando criei o primeiro canal de peixes e frutos do mar no YouTube. Na pandemia, eu já fazia delivery, divulgava minhas receitas nas redes sociais. Então, saí na frente de praticamente todos os donos de peixarias do Rio de Janeiro e esse foi o meu diferencial”, comemora.
Manu deu diversas dicas de empreendedorismo aos presentes, reforçando que é preciso conservar características como honestidade e transparência e investir em produtos e serviços de qualidade, para fidelizar os clientes. Ela reforçou, ainda, a importância de divulgar a empresa, não apenas nas redes sociais. “O marketing é obrigatório hoje em dia. É preciso começar, dar o primeiro passo, como eu fiz. Não dê ouvidos a críticas de quem não conhece a sua história. Façam, comecem. É melhor feito, do que perfeito e a prática é o que leva à perfeição”, ressaltou.
Para a artesã Kênia Farias, os relatos da influenciadora a estimularam na produção de conteúdo no Instagram. “Adorei quando ela mostrou os bastidores do trabalho dela, mostrando que nem tudo foi fácil. A gente gosta de procrastinar, mas as críticas não podem nos fazer desistir ou abandonar os nossos sonhos”, reflete.
O diretor do Senac de Três Lagoas, Ivan Murgi Farias, trouxe cerca de 20 estudantes de cursos técnicos para a palestra. Ele considerou o conteúdo de extremo valor. “Foi uma noite de muito aprendizado sobre motivação, liderança e empreendedorismo. Ouvir uma história vencedora dessas, trará muitos resultados positivos aos nossos alunos. Super valeu a pena participarmos”, avalia.
Programação na Costa Leste
Além da palestra com Manu da Peixaria, os empreendedores da Costa Leste de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de debaterem sobre negócios a partir da experiência de outros empresários que alcançaram o sucesso com estratégias inovadoras. A programação será nos meses de agosto, setembro e outubro de 2024.
Um dos palestrantes convidados é o grande empresário do varejo Mário Gazin que possui um conglomerado de mais de 300 lojas em 10 Estados e aproximadamente 10 mil colaboradores. Com o tema “Transformação” ele estará em Cassilândia no dia 8 de agosto, às 18h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial da Cidade, e, no dia 26 de setembro, em Água Clara, a partir das 19h, no Centro de Convivência. Mais informações sobre a venda dos convites podem ser obtidas pelo telefone (67) 3596-1522.
Outro palestrante que estará na região é o influenciador digital Luiz Quinderé, conhecido como “Luiz do Brownie”. O empresário é fundador e CEO do “Brownie do Luiz” que possui duas fábricas, quatro lojas físicas e mais de 500 pontos de vendas no Rio de Janeiro e em São Paulo, ministra palestra em Três Lagoas no dia 17 de outubro, na sede da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, às 19h. Interessados podem adquirir ingressos por meio do link: https://forms.office.com/r/s4BpSwjJyW. Mais informações podem ser obtidas pelo número (67) 9 9816-1572 (Whatsapp)
Já o especialista em vendas Fabrício Medeiros estará em Paranaíba no dia 12 de setembro, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial do município, com a palestra “Empreendedor bonzinho não enriquece”. Ao abordar o tema, ele mostra uma abordagem singular sobre a importância de ser estratégico e assertivo no empreendedorismo contemporâneo e desmistifica a ideia de que ser “bonzinho” é a melhor estratégia para o sucesso nos negócios.
Serviço:
Mário Gazin em Cassilândia
Data: 08/08
Horário: 18h30 às 19h30
Local: Associação Comercial e Industrial (ACECC) – Rua José Barbosa de Oliveira, nº 475
Mário Gazin em Água Clara
Data: 26/09
Horário: 19h às 21h
Local: Centro de Convivência – Rua Fernando Bastos Júnior, nº611
Luiz do Brownie em Três Lagoas
Data: 17/10
Horário: 19h às 20h
Local: Sebrae Três Lagoas – Rua Zuleide Perez Tabox, nº826
Fabricio Medeiros em Paranaíba
Data: 12/09
Horário: 19h às 21h
Local: Associação Empresarial e Industrial de Paranaíba (ACIP) – Rua Barão do Rio Branco, nº1477