Cultura/Turismo
Rota Gastronômica Pantaneira é tema de livro que será lançado em Campo Grande
A Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que querem conhecer o Pantanal sul-mato-grossense e provar os seus sabores, agora é tema de um livro que será lançado no dia 5 de agosto, em Campo Grande. Intitulada “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado”, a obra é uma organização do Instituto Paulo Machado com a produtora Marcia Marinho.
Com o apoio do Sebrae/MS e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Rota Gastronômica Pantaneira surgiu em 2022, para mostrar o quanto o Pantanal é rico em histórias, ingredientes e influências culturais. Ela oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
O roteiro do itinerário foi desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens. A primeira edição contemplou importantes regiões do Pantanal, como Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá, com a seleção de 10 empreendimentos, que em comum, preservam as origens rurais. Em 2023, a Rota ganhou uma segunda etapa, a edição Águas, com outros 10 negócios localizados próximos aos rios do Pantanal, nas cidades de Porto Murtinho e Corumbá.
Os estabelecimentos participantes do projeto receberam visitas técnicas da equipe, com treinamentos e aulas-show. Após, foram eleitos, em cada um deles, um prato carro-chefe. O resultado é uma imersão na culinária do bioma, levando em conta a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros.
“A Rota Gastronômica Pantaneira é um trabalho na linha de inovação de produtos turísticos, que precisam ir além da experiência de natureza para incluir a experiência gastronômica e cultural. A parceria com o chef Paulo Machado inclui a gastronomia como um item de agregação de valor às nossas pousadas pantaneiras, o que é extremamente importante para nosso turismo e para o nosso bioma, que passa a ter destaque não apenas por sua beleza, mas também pela cultura e modo de vida do homem pantaneiro”, disse na época a gerente de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Fernandes Montello.
Sobre o livro
Com 66 páginas, a obra reúne 21 receitas, sendo as 10 primeiras pratos referência da primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, como as tradicionais Sopa Paraguaia, Macarrão de Comitiva, Caldo de Piranha e Sarrabulho. A publicação é arrematada com outras 11 receitas que revelam não apenas a riqueza dos ingredientes locais, mas também as influências étnicas que moldaram a culinária pantaneira ao longo do tempo, como a gaúcha, oriental, indígena, árabe, boliviana, paraguaia, nordestina, etc.
Em todas as receitas, uma breve explicação sobre o prato, além de ingredientes, modo de preparo e curiosidade do chef. Um box explicativo com rendimento, tempo de preparo e nível de dificuldade completam a obra. “É uma viagem pela história, pelos costumes e pela alma do pantaneiro. Um registro inédito dos sabores de dez atrativos turísticos de importante destaque nas diferentes regiões e cidades pantaneiras, bem como onze novas receitas fruto das minhas pesquisas pelo Pantanal”, afirma Paulo Machado.
A publicação contou com investimento do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC), Fundação de Cultura de MS e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para mais informações sobre o livro, os interessados podem entrar em contato por meio das redes sociais. Os empreendimentos selecionados no projeto também podem ser conferidos no YouTube da Rota Gastronômica Pantaneira.