Economia
Ponte da Bioceânica está com 70% das obras concluídas e fica pronta no segundo semestre de 2026

As obras da ponte Internacional Bioceânica, que irá ligar as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil), avançam em ritmo acelerado e já ultrapassaram 70% de execução. A informação é do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, publicada neste domingo (29) em suas redes sociais.
O consórcio Pybra, responsável pela construção, atua em dois turnos para garantir o cumprimento do cronograma deste empreendimento, que será peça-chave na integração logística entre quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Empresa trabalha em dois turnos na Obras da ponte
Com investimento de US$ 100 milhões, oriundos da margem paraguaia da Usina de Itaipu Binacional, o governo do Paraguai tem apostado fortemente neste projeto estratégico. A previsão de conclusão da ponte é para o segundo semestre de 2026.
Jaime Verruck afirma que sobrevoou a obra para acompanhar o progresso de perto e registrar o que ele chamou de “a imponência desta construção que já se destaca como um marco da engenharia mundial. A execução, conduzida por profissionais altamente qualificados, representa mais do que uma conexão física entre nações — simboliza o fortalecimento da integração sul-americana e a abertura de novas rotas para o desenvolvimento econômico e social da região”, complementou.
Obra está na fase de união dos dois lados da ponte
O secretário afima, ainda, que “neste momento, os esforços estão concentrados na operação do trem de avanço, equipamento essencial para unir as estruturas dos dois lados da ponte, consolidando a ligação entre Brasil e Paraguai. Sem dúvida, trata-se de um feito técnico que entrará para a história”, celebra.