Esportes
CBF prepara mudança na última rodada do Brasileirão caso Flamengo confirme título antecipado
A possibilidade do Flamengo confirmar o título de campeão do Brasileirão, nesta quarta-feira (03), caso vença o Ceará no Maracanã, movimenta não só a sua torcida, mas também a própria CBF. Caso o Rubro-Negro vença o jogo e garanta matematicamente o campeonato com uma rodada de antecedência, a CBF antecipará o último compromisso da equipe na competição.
Assim, o duelo contra o Mirassol, originalmente marcado para domingo (7), às 16h, será transferido para sábado (6), no interior de São Paulo.
Flamengo pode ter um dia a mais na preparação para o Catar
A alteração, planejada pela CBF, tem como objetivo dar ao tetracampeão da Libertadores um dia extra de preparação para a disputa da Copa Intercontinental da FIFA — o antigo Mundial de Clubes em sua versão anual reformulada.
A justificativa é simples: o calendário rubro-negro ficará ainda mais comprimido após o apito final do Brasileirão Betano. Já na quarta-feira da semana seguinte, dia 10, o Flamengo encara o Cruz Azul, do México, pelas quartas de final da competição internacional, sediada em 2025 no Catar.
Desde a mudança promovida pela FIFA no ano passado, o campeão da Libertadores passou a entrar uma fase antes, iniciando sua trajetória nas quartas de final – precisando três jogos para ser campeão do torneio.
O caminho europeu, por sua vez, também mudou. O campeão da Champions League — neste ano, o Paris Saint-Germain — não estreia mais na semifinal e sim aguarda diretamente na grande decisão, enquanto rivais da Conmebol, Concacaf e CAF disputam a vaga.
Assim, a decisão da CBF busca minimizar o desgaste do elenco comandado por Filipe Luís, oferecendo condições mais favoráveis para a preparação rumo ao torneio intercontinental. Para isso, basta que o Flamengo faça sua parte nesta quarta-feira.

