Connect with us
18 de Dezembro de 2025

Política

Cantata Natalina da ALEMS emociona público e celebra esperança, fé e solidariedade

Marcando instantes de emoção, fé e confraternização, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na tarde desta quarta-feira (17), a tradicional Cantata Natalina. O evento reuniu parlamentares, servidores e a comunidade na rampa do Palácio Guaicurus, em celebração ao espírito natalino.

                                                Gerson Claro transmite mensagem de fé, esperança e renovação

A programação teve início com um vídeo especial de abertura, seguido da saudação ao público, que destacou o Natal como um período de reflexão, gratidão e renovação da esperança para o novo ano que se aproxima. Em clima festivo, a entrada do Papai Noel encantou crianças e adultos, reforçando o simbolismo da data e o espírito de união que marca as celebrações deste período.

Durante a programação, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), deixou sua mensagem natalina, ressaltando o significado da data para a sociedade e para a relação do Parlamento com a população. “O Natal simboliza esse clima de renascimento, reflexão, harmonia e reunião das famílias. A Cantata Natalina representa a chegada de Cristo ao seio das famílias e reforça a relação da Assembleia com a população. A Assembleia Legislativa é um espaço de poder do povo sul-mato-grossense, e momentos como este fortalecem ainda mais esse vínculo”, afirmou.

Em clima de emoção e reflexão, o presidente falou sobre o espírito natalino, as conquistas do ano e os desafios sociais do Estado. “Foi um ano de muitas conquistas, que devemos celebrar. O Natal é tempo de união, gratidão, amor e harmonia, mas também de reconhecer as contradições do nosso país e trabalhar todos os dias para que nenhuma criança esteja fora da escola e nenhuma família enfrente a fome ou a falta de atendimento na saúde. Que neste Natal, em espírito cristão, as famílias recebam o amor de Deus, celebrem o nascimento de Cristo com reflexão, harmonia e paz, e encontrem força, união e perseverança para continuar construindo o Mato Grosso do Sul dos nossos sonhos”, colocou Gerson Claro.

                                                          Paulo Corrêa destacou o espírito natalino como tempo de união

A importância de preservar a tradição da Cantata Natalina também foi destacada pelo deputado e primeiro secretário do Parlamento Estadual, Paulo Corrêa (PSDB), que relembrou o esforço para manter vivo o Coral da Casa e enfatizou o valor histórico da celebração. “Manter a Cantata de Natal é valorizar a nossa história. Ela faz parte do calendário oficial anual da Assembleia Legislativa e representa o compromisso da Casa com sua trajetória. E valorizar a tradição é reconhecer que temos história, então a ALEMS honra essa história ao realizar esse evento”, pontuou.

O parlamentar também destacou o caráter de união do evento. “Somos uma grande família, a família Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Este é um momento de celebração, de fortalecimento dos laços, e de desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de muita paz, amor e harmonia para todas as famílias que acompanham a ALEMS”, completou.

Sob a regência do maestro Nillo Cunha, o Coral da ALEMS brilhou como protagonista da noite, apresentando um repertório cuidadosamente selecionado, que mesclou clássicos nacionais e internacionais. Entre as canções interpretadas estiveram “Vem, que está chegando o Natal”, de Coots Dizzy Gillespie, “Natal Todo Dia”, do grupo Roupa Nova, e “Então é Natal”, de John Lennon.

O maestro Nillo Cunha explicou que a escolha do repertório da apresentação natalina foi guiada pelo desejo de inovar e dialogar com o clima vivido ao longo do ano na Assembleia Legislativa. “Todos os anos, quando elaboramos a festividade de Natal, buscamos trazer algo diferente em relação ao ano anterior, e neste ano não foi diferente. As ideias foram surgindo ao longo do semestre, acompanhando a alegria e a vibração das pessoas. Fomos construindo o repertório ensaio a ensaio, inclusive com sugestões que vieram de outras pessoas”, destacou.

Segundo o maestro, os arranjos foram pensados para criar uma atmosfera mais leve e acolhedora. “Fui escrevendo os arranjos e convidando amigos músicos para tocar conosco, com a proposta de elaborar algo diferente, mais leve, que pudesse conduzir o público a esse clima de final de tarde, de início de noite, falando do Natal de uma forma sensível e próxima”, concluiu.


Coral da ALEMS apresentou clássicos durante a Cantata

A secretária de Gestão de Pessoas da ALEMS e presidente de honra da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Marlene Figueira da Silva, destacou a emoção de acompanhar o crescimento do Coral da Escola do Legislativo ao longo dos anos e o papel transformador da música nas celebrações natalinas. “É uma felicidade ímpar. Começamos de forma muito pequena e hoje vemos o coral crescer a cada ano, a cada cantata, emocionando ainda mais os participantes e o público. Além de levar alegria, estamos louvando a Deus e celebrando o nascimento do Menino Jesus”, disse. Segundo ela, a Cantata Natalina representa a possibilidade de espalhar sentimentos positivos em um mundo marcado por desafios. “Em um momento em que vemos tantas lutas fora do nosso país, é uma alegria perceber que aqui podemos compartilhar as bênçãos do Menino Jesus e espalhar essa paz por meio da música”, concluiu.

                                                          A chegada do Papai Noel trouxe ainda mais alegria à Cantata Natalina

A cantata trouxe ainda músicas que resgatam a tradição e a cultura popular brasileira, como “Estrela de Natal”, do folclore pastoril alagoano, e “Róseo Menino”, ampliando o caráter cultural e espiritual do evento. Canções tradicionais como “Jingle Bells”, “Ó, Noite Santa” e “Boas Festas” também foram apresentadas. Duas músicas contaram com solo da cantora Alice Cunha e no saxofone o destaque foi Jade Leandro, emocionando o público presente. Encerrando a celebração, a organização agradeceu a presença de todos e reforçou os votos de um Feliz Natal e de um ano novo repleto de bênçãos, prosperidade e sucesso.

Coral da ALEMS

Criado para estimular as potencialidades artísticas e culturais dos servidores públicos, o Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi instituído em 12 de maio de 2003, durante a 7ª Legislatura. Sua primeira apresentação ocorreu em 21 de outubro daquele ano, sob coordenação de Marlene Figueira, que permanece à frente do projeto até hoje.

Desde 2023, o grupo é conduzido pelo maestro Nillo Cunha e mantém um repertório diversificado que inclui MPB, músicas regionais, folclóricas, sacras, natalinas, clássicas e cívicas. Ao longo dos anos, o coral se consolidou como uma das expressões culturais mais marcantes da Casa de Leis, emocionando servidores e visitantes em eventos institucionais e apresentações especiais.

A Cantata Natalina foi aberta ao público e transmitida ao vivo pelos canais oficiais de Comunicação da Casa. Confira neste link.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados