Connect with us
07 de Dezembro de 2024

agronegócio

Ações de preservação do PROSOLO avançam em Bonito com apoio do Instituto Taquari Vivo

Uma área de preservação em Bonito/MS, a Estância Mimosa, está recebendo importantes ações de conservação do solo por meio do PROSOLO, programa do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), com o apoio do Instituto Taquari Vivo (ITV) e o Instituto de Águas da Serra da Bodoquena (IASB). O projeto visa garantir a sustentabilidade na região por meio de técnicas que evitam a erosão, melhoram a infiltração de água e preservam os recursos naturais.

A iniciativa abrange uma área produtiva de aproximadamente 45 hectares, onde estão sendo aplicadas práticas de conservação com o uso de maquinários especializados do PROSOLO. Essas medidas visam preservar o solo, evitar a degradação e promover o equilíbrio ambiental, beneficiando diretamente os rios e a biodiversidade local.

Renato Roscoe, Diretor do Instituto Taquari Vivo, destacou a importância da integração entre propriedades e a utilização das técnicas de conservação: “O programa tem um papel fundamental em auxiliar os produtores rurais com as técnicas necessárias e equipamentos na adequação das estradas e propriedades. O importante é termos as estruturas de conservação do solo integradas entre todas as propriedades, pois erosão e perda de água não respeitam cercas. O resultado será rios cada vez mais limpos, com a água de chuva infiltrando nos solos, sem causar erosão e turbidez”.

Além da atuação na Estância Mimosa, o Instituto Taquari Vivo, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), estão trabalhando para expandir o impacto das ações de conservação do solo em outras áreas da região.

“Temos entendimento que o PROSOLO, para ser efetivo, precisa priorizar as parcerias publico privadas. O trabalho realizado na Estância Mimosa mostra que estamos no caminho certo e muitas outras ações poderão ser executadas nos municípios da bacia dos rios cênicos”, explicou o secretário executivo da SEMADESC, Rogério Beretta.

A continuidade dessas ações coloca Bonito e o Estado de Mato Grosso do Sul como referência nacional em práticas de conservação do solo e da água, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados