Connect with us
04 de Maio de 2025

Cotidiano

Bioparque celebra Dia Mundial da Educação Ambiental nesta semana com programação educativa

Um dos pilares do maior aquário de água do mundo é a educação ambiental, que explora e gera conexões práticas entre o meio ambiente e os visitantes. Em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, 29 de janeiro, o Bioparque Pantanal traz uma programação imersiva e de conscientização com brincadeiras, atividades pedagógicas e contação de história.

Além dos atrativos do circuito de aquários, a programação que acontecerá de terça a sábado oferece diversão e diálogo sobre sustentabilidade de forma lúdica para engajar todas as idades.

Bióloga e integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Thuany Valadares Rezende, destaca a importância do diálogo para a conscientização ambiental. “O NEA busca abordar temas ambientais e problemas socioambientais de forma a instigar reflexões e promover o diálogo com os visitantes. No caso das crianças, utilizamos uma abordagem lúdica para facilitar essa interação”.

O empreendimento se destaca como um dos principais pontos turísticos do Brasil. O Bioparque apresenta a biodiversidade por meio de tanques que abrigam espécies como a majestosa sucuri-verde Gaby Amarantos e os curiosos axolotes. Além disso, o local promove atividades no Museu Interativo da Biodiversidade (MIbio) e visitas guiadas e acessíveis para pessoas com deficiência, que oferecem uma experiência educativa e inclusiva para todos.

Para a diretora-geral do complexo de aquários, Maria Fernanda Balestieri, as ações práticas são fundamentais e refletem diretamente no desenvolvimento da criança.

“A Semana de Educação Ambiental no Bioparque Pantanal é um momento especial para reforçarmos o nosso compromisso com a preservação e o cuidado com a natureza. Nosso objetivo é conscientizar, inspirar e envolver visitantes em práticas sustentáveis, promovendo uma conexão mais profunda com a biodiversidade pantaneira. Acreditamos que a educação ambiental é a base para construirmos um futuro mais responsável e equilibrado para as próximas gerações”.

Para participar das atividades é necessário agendar a visita pelo site oficial.

Confira a programação 

Terça-feira (28)

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: Por meio de uma linguagem lúdica e interativa, acontecerá no hall inferior a contação da história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai”.
  • Local: Hall inferior

Quarta-feira (29)

  • Horário: 10h e 15h
  • Arte com folhas das árvores: Através da arte e artesanato, as crianças são convidadas a explorar as texturas que relatam a biodiversidade a partir da coleta de folhas do Parque das Nações Indígenas.
  • Local: Espaço NEA (Saída do tanque Neotrópico)

Quinta-feira (30)

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: A história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai” será contada no hall inferior, com uma abordagem lúdica e interativa. A contação retratará a biodiversidade pantaneira de forma envolvente.
  • Local: Hall inferior

Sexta-feira (31)

  • Horário: 10h e 15h
  • Teia da vida: A atividade explora e gera conexão entre os participantes, que traz à reflexão a importância da relação com a natureza.
  • Local: Em frente ao tanque “Lagoa Misteriosa”
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados