agronegócio
Chuvas irregulares e calor acima da média devem marcar o início do plantio da soja no Estado

O plantio da safra de soja 2025/2026 começa no dia 16 de setembro e se estende até o dia 31 de dezembro, em Mato Grosso do Sul. As operações no campo devem iniciar sob condições climáticas que exigem cautela dos produtores, é o que aponta o boletim elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/Semadesc).
De acordo com o levantamento, as precipitações apresentam irregularidade, podem variar bastante, ficando abaixo ou acima do esperado em diferentes regiões do Estado. Apenas a faixa centro-oeste de Mato Grosso do Sul apresenta tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média. Historicamente, o período acumula entre 300 e 400 mm na maior parte do território sul-mato-grossense, chegando a 600 mm na região sul.
Além disso, os modelos climáticos indicam que o trimestre será mais quente que o normal, com períodos de calor intenso e maior evaporação da umidade do solo. Mesmo assim, o boletim alerta para a possibilidade de episódios isolados de frio, com quedas que podem levar os termômetros a 8°C ou 10°C, em algumas localidades.
Outro ponto de destaque é o fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que deve permanecer em condição de neutralidade durante o trimestre, com 57% de probabilidade. Na prática, isso significa que não haverá influência direta do fenômeno sobre o regime de chuvas, reforçando o cenário de instabilidade.
Segundo o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, é fundamental que o produtor rural acompanhe atentamente as atualizações meteorológicas e avalie com cautela o momento ideal para a semeadura. “Uma vez implantada a cultura, não há como voltar atrás. Um bom posicionamento inicial pode transformar completamente o cenário de desenvolvimento da lavoura”.
Ainda de acordo com Gabriel, diante da irregularidade climática, é recomendado escalonar as datas de plantio dentro da propriedade, como estratégia para mitigar riscos e aumentar a eficiência produtiva. “A escolha da cultivar também deve ser criteriosa: em áreas com maior instabilidade climática, o ideal é optar por cultivares de ciclo longo, enquanto regiões com calendário de plantio mais regular permitem o uso de cultivares de ciclo precoce a médio. Outro ponto importante é selecionar cultivares que estejam alinhadas com o nível de fertilidade do solo local, garantindo melhor desempenho agronômico e maior retorno sobre o investimento”.
Lançamento Nacional do Plantio de Soja
Mato Grosso do Sul sedia a Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2025/2026. O evento será realizado na Fazenda Recanto, em Sidrolândia (MS), no dia 3 de outubro, às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
O encontro realizado pela Aprosoja Brasil, Aprosoja/MS e Canal Rural reunirá autoridades, produtores e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do mercado, clima para a safra e geopolítica.
As inscrições para participar presencialmente do evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente clicando aqui.
“Este evento é uma oportunidade única de nos reunirmos, trocar experiências, ampliar conhecimento técnico e fortalecer o nosso setor agrícola. Contamos com a presença de todos os produtores, envolvidos do meio rural. Venham fazer parte dessa celebração do nosso potencial agrícola e juntos vamos cultivar um futuro de prosperidade”, reforça o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc.