Connect with us
13 de Agosto de 2025

Cotidiano

Conferência de Sustentabilidade e Saneamento reúne temas em torno de Cidades Inteligentes

A 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade e Regulação em Saneamento, realizada nesta quinta-feira (07), no Bioparque Pantanal, foi desenvolvida por meio de vários painéis conduzidos por conferencistas convidados que abordaram temas como: Sustentabilidade e Desenvolvimento local, Cidades Inteligentes e Índice de qualidade água, PPPs em infraestrutura social, Educação ambiental e resíduos sólidos, Fiscalização e qualidade dos serviços, Inovação tecnológica no saneamento, Tarifa social e justiça tarifária, Saúde e Saneamento básico e Impactos da reforma tributária e gestão de ativos.

O evento foi promovido pela Agems (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos), com apoio da Semadesc e de outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O secretário em exercício de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, destacou que o saneamento “é um desafio da sociedade” que precisa avançar com apoio do poder público, e não sustentado unicamente por este ente. “Às vezes temos a propensão de pensar que sustentabilidade é uma pauta do poder público, mas temos que entender que esse tema é de interesse e precisa ser abraçado por toda população”.

O secretário também enalteceu o trabalho da Agems, “que não tem economizado esforços em atender as demandas que apresentamos. Poucos órgãos governamentais têm essa capacidade de atual de forma transversal, tendo em vista a complexidade do ponto de vista de gestão”.

Ao pontuar sobre as diversas iniciativas lideradas pela Semadesc e o órgão ambiental vinculado à pasta, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), como a própria gestão dos resíduos sólidos feita em parceria com os municípios, Falcette salientou que, entretanto, “o maior programa de meio ambiente de Mato Grosso do Sul está sobre responsabilidade da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul)”, que é a universalização do fornecimento de água tratada e a meta de levar a todas as residências também a coleta e tratamento de esgoto.

Nesse ponto, o governador em exercício José Carlos Barbosa, disse que a previsão é de universalizar também a coleta e tratamento de esgoto já no próximo ano.

Além do governador e do secretário em exercício, participaram da mesa de abertura representantes do Ministério Público, Associação de Municípios, Agência Nacional de Águas e Saneamento, entre outros convidados.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados