agronegócio
Cooperativas que atuam no Estado devem investir R$ 1,1 bilhão neste ano

Ao participar do CoopsDay 2025, realizado no sábado (5), em Dourados, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, destacou o papel estratégico do cooperativismo para o desenvolvimento do Estado, especialmente por meio do Procoop (Programa de Apoio ao Cooperativismo), executado pela Semadesc. “O fomento ao cooperativismo é uma política estratégica do Governo do Estado para promoção do desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Somente em 2025, as cooperativas que já atuam no Estado devem investir R$ 1,1 bilhão”, afirmou. Na ocasião, Rogério Beretta recebeu uma homenagem especial em nome do secretário Jaime Verruck, em alusão aos 45 anos do Sistema OCB/MS.
Beretta representou o Governo do Estado no evento que celebrou o Dia Internacional das Cooperativas e reuniu mais de 1,5 mil pessoas, entre dirigentes, cooperados, autoridades e representantes do setor produtivo. Promovida pelo Sistema OCB/MS, a cerimônia fez parte da programação da Semana do Cooperativismo de Mato Grosso do Sul.
Secretário-Executivo da Semadesc, Rogério Beretta
O evento contou com a presença do vice-governador Barbosinha), do deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP), Professor Rinaldo Modesto, parlamentares estaduais e lideranças do setor cooperativista.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o CoopsDay 2025 simbolizou a força transformadora do cooperativismo em Mato Grosso do Sul. Hoje, o Estado conta com quase 600 mil cooperados e cerca de 16 mil empregos diretos ligados ao setor. Apenas dois municípios ainda não possuem cooperativas instaladas. “Estamos promovendo desenvolvimento e transformando comunidades. Como diz o lema da ONU, juntos estamos construindo um mundo melhor”, reforçou.
O evento também reforçou compromissos institucionais com a ampliação do crédito cooperativo, a industrialização regional e o fortalecimento da agricultura familiar, alinhando-se à meta do Governo do Estado de consolidar uma economia mais sustentável, inclusiva e colaborativa.