Connect with us
07 de Dezembro de 2024

Política

Debate da ACP deve ter Prefeita reprovada na gestão da educação e candidata faz de conta que é professora

O Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), realiza na noite desta segunda-feira (19), o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Campo Grande. Uma boa oportunidade para conhecer as propostas de cada um para a área da educação que tem mostrado um desempenho sofrível nas sondagens oficiais.

A mais recente, divulgada na semanada passada, revelou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, principal indicador da qualidade da educação básica brasileira. A Rede Municipal de Educação de Campo Grande (REME), com 205 unidades e 105 mil alunos e alunas matriculados no atual ano letivo, obteve nota média de 5,3 no ensino fundamental do 1º ao 5º ano, de 4,8 no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e de 4,0 no ensino médio, em uma pontuação que varia de 0 a 10.

Logo se percebe que a atual prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), não deve ter muito a acrescentar neste debate. Já teve a oportunidade de fazer muito pela educação de Campo Grande e não conseguiu. Não foi capaz de melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais que envolve indicadores básicos como valorização dos professores e professoras, uso da tecnologia, metodologia de ensino, atividades extracurriculares, comunicação de qualidade, protagonismo dos alunos e alunas e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Reprovada na prova básica de gestão da educação municipal pelos índices insignificantes alcançados na medição do IDEB, Adriane Lopes, pode aproveitar a oportunidade para explicar porque não avançou ou, pelo menos, não conseguiu fazer o mínimo aceitável, para a educação dos filhos e filhas de Campo Grande (crianças, jovens e adolescentes).

Outra postulante ao cargo de Prefeita de Campo Grande é a eterna candidata Rosiane Modesto de Oliveira, que utiliza o diminutivo Rose Modesto e que, desta vez, aparece vestida e abraçada aos dogmas e valores do partido União Brasil.

Apesar de se vangloriar de ter sido professora da rede municipal e conhecer muito bem sobre as demandas da área, sua trajetória não demonstra tanta experiência assim.

Quando a candidata fala sobre sua trajetória como professora, parece que ela ficou anos e anos dentro da sala de aula, tendo que sobreviver com salários indignos, péssimas condições das escolas, material didático ultrapassado e tudo o mais que as famílias que tem filhos e filhas nas escolas da REME, estas sim, conhecem muito bem.

Mas, vejamos o que diz a biografia da candidata Rosiane Modesto de Oliveira. Em 1999, ela iniciou o curso de graduação de história na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que tem duração de 4 anos. Se não reprovou em nenhuma disciplina, a então estudante Rosiane Modesto deve ter concluído o curso em 2003. Já em 2008, ela foi eleita vereadora na Capital, concorrendo pelo PSDB e seguiu carreira na política até os dias atuais.

Portanto, a então professora Rosiane Modesto, não deve ter ficado mais do que 4 anos em sala de aula, lecionando a disciplina de história. O que não condiz muito com o discurso que ela construiu e mantém, desde a sua primeira eleição em 2008, que induz o eleitorado a acreditar que ela tenha sido professora municipal por um longo período.

Talvez tenha chegado a hora da candidata parar de fazer de conta que ainda é professora municipal.

Portanto, o debate da ACP é uma boa oportunidade para a candidata esclarecer quantos anos, efetivamente, atuou como professora nas salas de aula e escolas da Rede Municipal de Ensino. Isso diz muito sobre sua campanha e seus métodos de convencimento do eleitorado, em cada eleição da qual participa.

Como a própria ACP afirma no material de divulgação do debate, a Associação “entende que é fundamental para a defesa da educação e dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, eleger um representante que conheça e esteja alinhado com a realidade da educação pública.”

Que assim seja, mas sem máscaras e fantasias desnecessárias e inadequadas a um debate de alto nível entre candidatos e candidatas à Prefeitura de Campo Grande.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados