Connect with us
28 de Setembro de 2025

Política

Deputados aprovam na Ordem do Dia Campanha Fogo Zero e treinamento de desengasgo

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), desta quarta-feira (24), seis projetos foram aprovados na Ordem do Dia. A sessão tem início às 9h e é aberta à participação de toda a sociedade.

Segunda discussão

Em segunda discussão os deputados votaram dois projetos de lei. O Projeto de Lei Complementar 4/2025, do Poder Executivo, que revoga dispositivo da Lei Complementar nº 303, de 7 de dezembro de 2022, foi aprovado por unanimidade e segue ao expediente. A proposta busca promover a reorganização e a consolidação do ordenamento jurídico estadual no que diz respeito à transação de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa, alinhando-se às mudanças trazidas pela Lei nº 6.438, de 30 de junho de 2025, que atualiza a legislação anterior sobre o tema.

Já o Projeto de Lei 127/2025, do deputado Pedrossian Neto (PSD), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul a “Campanha Fogo Zero”, e dá outras providências. A ação será realizada anualmente no mês de maio e tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção aos incêndios florestais, por meio de ações educativas, realização de cursos de capacitação em prevenção e combate a incêndios e outras medidas que visem a proteção das áreas de floresta no Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria foi aprovada por unanimidade e segue para sanção.

Sessões ocorrem no Plenário Júlio Maia

Primeira discussão

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), que estabelece a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes assistidas na rede de saúde pública e privada de Mato Grosso do Sul. Segue para análise das comissões de mérito.

Discussão única

Três propostas foram aprovadas em discussão única e seguem expediente para sanção e/ou promulgação. Primeiro o Projeto de Resolução 25/2025, do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que concede a Comenda do Mérito Legislativo a Luis Eduardo Bernardes Kussarev Al-Contar.

Projeto de Lei 154/2025, do deputado Paulo Duarte (PSB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Moradores do Jardim Planalto e Adjacentes (AMJPlan) de Ponta Porã.

E o Projeto de Lei 169/2025, do deputado Lidio Lopes (sem partido), que denomina o prédio da Delegacia de Polícia de Eldorado como Claudineis Galinari, em homenagem ao delegado da Polícia Civil falecido de problemas cardíacos aos 56 anos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados