Connect with us
05 de Dezembro de 2024

Economia

Estudo vai avaliar potencial de eletrificação de processos industriais

Indústrias do segmento de alimentos e bebidas têm até o dia 26 de julho para manifestar interesse em participar de um estudo de viabilidade sobre eletrificação de seus processos térmicos industriais. O objetivo da iniciativa é avaliar o potencial técnico, econômico e ambiental da eletrificação direta da demanda de energia térmica nas indústrias participantes.

Os processos térmicos, que possibilitam o aquecimento e o resfriamento de insumos nas indústrias alimentícias, podem utilizar diversas fontes de energia. No entanto, quando utilizam combustíveis fósseis, esses processos contribuem diretamente para a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Com a eletrificação direta, a energia térmica proveniente de combustíveis fósseis é substituída por eletricidade de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

Assim, o estudo de viabilidade contribui para os esforços de descarbonização das empresas participantes, com benefícios em termos da eficiência energética e da modernização dos parques industriais. O resultado é um produto industrial mais sustentável e competitivo.

Para participar, as empresas interessadas devem atender a um perfil específico que inclui:

  • Apresentar um compromisso com a sustentabilidade socioambiental, a diversidade e a justiça social;
  • Demonstrar motivação e interesse em investir na descarbonização de seus processos industriais;
  • Demonstrar interesse em substituir os combustíveis fósseis utilizados para geração de calor de processo por eletricidade;
  • Utilizar calor de processo em temperaturas de até 250 graus Celsius e;
  • Apresentar um consumo de combustíveis fósseis superior a R$ 10 mil por mês.

O estudo será realizado pelo projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde (AcoplaRE), que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em cooperação com o Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), da Alemanha.

O projeto busca contribuir para tornar o transporte urbano e a indústria no Brasil mais neutros ao clima, ecologicamente corretos e socialmente justos.

Acesse o convite para a manifestação de interesse e saiba mais detalhes sobre o estudo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados