Cotidiano
Gaeco/MPMS e Governo firmam convênio para modernizar estrutura de combate ao crime organizado

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e o Governo do Estado celebram um convênio prevendo a realização de obras no bloco anexo à sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande. O objetivo é ampliar e modernizar a estrutura física do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), para fortalecer o trabalho conjunto de membros, servidores e policiais militares.
A assinatura do termo que prevê o aporte financeiro para execução das obras, com recursos advindos do Executivo Estadual, ocorreu na tarde desta sexta-feira (5). Durante a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, destacou o caráter coletivo das ações realizadas pelo Gaeco e o impacto direto do trabalho na segurança pública estadual.
“O Gaeco é Ministério Público, é Polícia Militar, é o Estado de Mato Grosso do Sul fazendo o melhor para a sociedade sul-mato-grossense. O clima de segurança que ainda temos em nosso Estado é resultado da dedicação de profissionais que trabalham de forma coordenada e altamente técnica, sempre com resultados confirmados pelo Tribunal de Justiça e pelo STJ”, afirmou.
O Procurador-Geral de Justiça lembrou ainda de uma das maiores ofensivas contra o crime estruturado já realizadas pela Gaeco, a Operação Omertà, que desmantelou organização criminosa que atuava há décadas no Estado, como exemplo da eficiência do trabalho conjunto.
Gestão moderna e trabalho discreto
A Coordenadora do Gaeco, Procuradora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, ressaltou a importância da parceria institucional e da gestão dinâmica implementada pelo Procurador-Geral de Justiça.
“A gestão atual trouxe uma visão moderna e dinâmica, que nos permite avançar na profissionalização e na efetividade do nosso trabalho. Nosso grupo atua de forma extremamente discreta, sem autopromoção, o que garante credibilidade junto à sociedade e reconhecimento nacional. Hoje com a visita inédita do Governador às nossas instalações, só temos a agradecer”, destacou.
Ela fez questão de agradecer à equipe do Gaeco, enfatizando a dedicação e o risco envolvidos nas investigações:
“São profissionais brilhantes que lidam com temas complexos, trabalham dia e noite, arriscando suas vidas para proteger a sociedade”, declarou.
Visita técnica e compromisso com resultados
O Governador Eduardo Riedel visitou as instalações do Grupo para conhecer a realidade do trabalho desenvolvido e avaliar a necessidade de investimentos.
“Eu gosto muito de ver as coisas de perto. Quando o Dr. Romão falou sobre a necessidade de ampliação, fiz questão de vir para entender a dinâmica e as demandas. O Estado é um conjunto, e decisões como essa precisam ser equilibradas, visando o fortalecimento de todas as estruturas”, afirmou.
Riedel destacou que os recursos destinados ao projeto são um investimento estratégico na segurança pública e na eficiência do trabalho desenvolvido pelo MPMS e pelas forças parceiras.
Fortalecimento da segurança pública
O novo espaço permitirá a ampliação da área construída, adequando a estrutura física às necessidades atuais e futuras das equipes especializadas no combate ao crime organizado. Atualmente, na Capital, o Gaeco conta com 58 integrantes.
A iniciativa reforça o compromisso institucional do MPMS e do Governo do Estado em garantir mais segurança à população sul-mato-grossense por meio de ações integradas e planejadas.