Cidades
Grupo Onça Pintada protagoniza ação preventiva ao câncer de mama e já atendeu mais de 80 mil mulheres no Estado

O deputado Paulo Corrêa e sua esposa, Adriana Corrêa, padrinho e madrinha do Grupo Onça Pintada, participaram neste sábado (12), na sede da ONG no Jardim Leblon em Campo Grande, do encontro de celebração das ações realizadas no primeiro semestre deste ano.
Criado em 2001, o Grupo Onça Pintada já atendeu mais de 80 mil mulheres em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo referência nacional em saúde preventiva no combate ao câncer de mama.
Adriana e Paulo Corrêa, madrinha e padrinho da ONG
Nos primeiros cinco meses desse ano, foram atendidas mais de mil mulheres em 17 municípios, com o apoio do governador Eduardo Riedel e da primeira-dama Mônica, emendas municipais, estaduais, federais e da iniciativa privada, além do empenho dos prefeitos e vereadores para mobilização nas cidades
O deputado Paulo Corrêa, destaca que o câncer de mama ainda é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil. “Mas quando diagnosticado cedo, tem cura. Nosso objetivo é levar saúde e dignidade a quem mais precisa e garantir que essas mulheres tenham acesso a um atendimento de qualidade e, principalmente, à prevenção”, afirma o parlamentar.
Prevenção
O GOP realiza atendimentos gratuitos com suporte de equipes especializadas e unidades móveis de saúde – com exames voltados à saúde da mulher, como ultrassonografias, orientações sobre prevenção e encaminhamentos para mamografias.
O programa de prevenção e combate ao câncer de mama, protagonizado pelo Onça Pintada, tem o objetivo de agir preventivamente no combate ao câncer de mama, buscando sempre o diagnóstico precoce.
Para isso, conta com uma unidade móvel que tem a finalidade de alcançar as pessoas em seus bairros e nos locais em que vivem, evitando deslocamentos.
Unidade Móvel chega em todos os cantos do Estado
Para os atendimentos, a ONG utiliza equipamentos de ultrassom e a ação de uma equipe multidisciplinar, composta de assistentes sociais, enfermeiras e médicos, além de outros voluntários, todos para atendimento no local das atividades.
Para o presidente da ONG, Rodrigo Machado, é importante ressaltar o compromisso do grupo com a descentralização dos atendimentos e com o cuidado contínuo às mulheres em situação de vulnerabilidade. “A prevenção salva vidas”, alerta Machado.
Um dos espaços da sede da ONG faz homenagem à mãe do dep. Paulo Corrêa
Sobre o Onça Pintada
O Grupo Onça Pintada (GOP), é uma Organização Não Governamental (ONG), presidida por Rodrigo Machado, sem fins lucrativos, fundada em 2001, com o objetivo de desenvolver programas de saúde e desenvolvimento humano, voltados para as populações mais carentes do estado de Mato Grosso do Sul.
“Minha mãe faleceu vítima de câncer de mama, descoberto tardiamente. Desde então, essa luta se tornou parte da minha vida. O trabalho do Grupo Onça Pintada tem um valor inestimável. A cada atendimento, a cada mulher que recebe diagnóstico precoce, estamos salvando uma vida. E é por isso que sigo apoiando esta causa com toda dedicação”, esclarece Paulo Corrêa.
Paulo Corrêa e Rodrigo Machado, presidente do Grupo Onça Pintada
No ano da fundação do Onça Pintada, foi criado o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama, para oferecer atendimentos em bairros periféricos de Campo Grande e em municípios do interior, especialmente em locais remotos, como distritos, assentamentos quilombolas e aldeias indígenas.
O Grupo Onça Pintada oferece outros programas como o ‘Sorriso Feliz’ e o ‘Prevenção ao Câncer de Próstata’, na capital e no interior do Estado.
O programa ‘Sorriso Feliz’ molda, confecciona, ajusta e entrega próteses dentárias aos beneficiários, e o ‘Programa de Prevenção ao Câncer de Próstata’ também oferece exames de ultrassom, diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento na rede pública de saúde.
Com o compromisso de salvar vidas, o Grupo Onça Pintada prossegue seu trabalho em todo o Mato Grosso do Sul, oferecendo às mulheres um atendimento que antecipa o diagnóstico do câncer de mama.