Cotidiano
Inovação avança para os municípios com encontro do propjeto “Do Campus ao Mercado”

A série de encontros e palestras “Do Campus ao Mercado: inovação que conecta” passou pelo município de Maracaju na quinta-feira (11). A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com o Senac MS e conta com o apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e do Ecossistema Local de Inovação da Costa Leste (ELI). Os encontros acontecem em seis cidades de Mato Grosso do Sul — Três Lagoas, Maracaju, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Campo Grande. O objetivo é aproximar a produção acadêmica das demandas reais do mercado, fortalecendo a inovação como vetor de desenvolvimento regional.
Em Maracaju, o destaque foi a palestra magna de Guilherme Junqueira, empreendedor, professor e conselheiro em tecnologia e inteligência artificial. Reconhecido pela Forbes Under 30 como um dos jovens empreendedores mais promissores do Brasil, ele fundou a Gama Academy, edtech que formou mais de 50 mil profissionais de tecnologia, posteriormente adquirida pela Ânima Educação. É autor do best-seller Tempo, Dinheiro e Atenção, palestrante em dois TEDx Talks e atualmente lidera o programa FoundersAI, que ensina executivos e empreendedores a criarem startups com uso prático de inteligência artificial.
“A interiorização da inovação é uma das prioridades do Governo do Estado. Ao levarmos a série ‘Do Campus ao Mercado’ para cidades como Maracaju, reafirmamos que o conhecimento e a tecnologia precisam chegar a todas as regiões, criando oportunidades onde as pessoas vivem e trabalham. Esse movimento fortalece o ecossistema local, valoriza a vocação de cada município e garante que o desenvolvimento seja de fato regional e inclusivo”, afirma o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna.
A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, reforça o compromisso de interiorizar a inovação no estado. “Trazer este encontro para Maracaju é dar visibilidade à capacidade da região de gerar conhecimento e transformar ideias em soluções reais. Estamos criando pontes entre academia e mercado, estimulando novas oportunidades para estudantes, professores e empresários locais”, ressaltou.