Connect with us
13 de Agosto de 2025

Cotidiano

Jovens que buscam o primeiro emprego agora podem acessar capacitação gratuita e mercado de trabalho no Estado

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e o Instituto Proa firmaram Termo de Cooperação para oferecer capacitação gratuita aos jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho. A parceria foi selada em solenidade realizada na tarde dessa terça-feira (12), na sede da Funtrab, localizada na rua 13 de Maio, em Campo Grande.

O secretário em exercício de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, assinou o convênio ao lado da diretora da Fundação, Marina Dobashi, e da CEO do Instituto Proa, Alini Dal’Magro.

“Chama a atenção dois aspectos dessa parceria com o Instituto Proa: que são as habilidades interpessoais reforçadas pelo curso e a integração com a iniciativa privada, promovendo um diálogo direto na busca da colocação desses jovens no mercado de trabalho, criando um banco de talentos à disposição das empresas”, frisou Falcette.

O curso oferecido pelo Instituto Proa é 100% gratuito e online, com carga de 100 horas de aula que pode ser concluído em três meses. Podem participar jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas. Basta fazer a inscrição no site do Instituto Proa (www.proa.org.br) e responder a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil.

Os alunos estudam em quatro módulos principais: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. As atividades somam 7h30 semanais, cerca de 1h30 por dia, com aulas on-line e encontros virtuais ao vivo mediados por tutores. Ainda podem optar por um quinto módulo, técnico, com mais 50 horas de aula e que prepara o aluno em uma das sete trilhas de carreiras patrocinadas por grandes empresas parceiras do instituto: análise de Dados (iFood); Varejo (Via – Fundação Casas Bahia); Administração (P&G); Logística (P&G); UX Design (Accenture); Promoção de Marcas (BRF); Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital).

Marina Dobashi salientou que 90% da chance do jovem se manter no emprego passa por seu comportamento, por isso a importância do curso. “Eu digo que para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho, primeiro é preciso querer, em segundo ter compromisso e em terceiro, ter comportamento”, afirmou.

Participaram da solenidade de assinatura do Termo de Parceria, além das autoridades já nominadas, o secretário executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Esaú Aguiar; o diretor de Operações do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), Tito Estanqueiro; e a diretora presidente do Instituto Mirim de Campo Grande, Patrícia Moraes, entre outros.

O Instituto Proa atua em 12 Estados brasileiros e já ofereceu capacitação para mais de 100 mil jovens.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados