Connect with us
25 de Agosto de 2025

agronegócio

Mais quatro países retiram restrições à carne de aves do Brasil, após gripe aviária

Chile, Namíbia, Macedônia do Norte e Arábia Saudita suspenderam as restrições temporárias à importação de carne de aves do Brasil, após a confirmação do fim do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registrado em Montenegro (RS).

Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atualmente o Brasil mantém exportações livres de restrições para países como África do Sul, Argentina, México, Reino Unido, Vietnã, entre outros. No total, 41 países já retiraram o embargo.

Já nações como China, União Europeia, Canadá, Malásia, Paquistão e Timor-Leste mantêm a suspensão total das compras de carne de aves brasileiras.

Outros países aplicam restrições parciais. Armênia, Rússia, Ucrânia e Omã, por exemplo, limitam a suspensão ao estado do Rio Grande do Sul. O Japão restringe apenas importações oriundas de Campinápolis e Santo Antônio da Barra, enquanto Maurício, Uzbequistão, Suriname e São Cristóvão e Nevis aplicam a medida a zonas específicas.

O modelo de restrição limitada, chamado de regionalização, segue o que determina o Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e o Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados