Connect with us
04 de Julho de 2025

Cultura/Turismo

Oficina capacita para uso de drones no cenário cultural do Estado

Durante esta semana, até sexta-feira (31), o bairro Santa Fé, em Campo Grande, será palco da oficina “Altos Voos MS: Explorando Drones na Arte”. A oficina, com carga horária de 20 horas, acontecerá no Studio Ziggy Records, das 16h às 20h. A iniciativa, totalmente gratuita e presencial, foi contemplada pelo Ministério da Cultura por editais de fomento da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), através do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Cultura (SETESC) e visa capacitar profissionais e iniciantes no uso de drones, especialmente no contexto artístico, cultural e audiovisual no Estado.

A oficina aborda desde a introdução ao universo dos drones até questões práticas, como técnicas de movimentação de câmera e edição de imagens. Além disso, serão discutidos os impactos da pandemia no setor cultural, as leis de incentivo à cultura Aldir Blanc e Paulo Gustavo e a relação entre Economia Criativa e novas tecnologias, pela socióloga e ativista Karla Melo. Ao todo, 30 participantes terão a oportunidade de explorar esta ferramenta que está transformando a forma como registramos e experienciamos momentos artísticos.

Entre os destaques do projeto estão palestras com profissionais experientes que atuam em eventos artísticos, musicais e também na segurança pública. Esses especialistas compartilharão suas vivências e alertarão sobre os riscos associados ao uso recreativo de drones, como acidentes em grandes públicos, estruturas e riscos para a aviação.

A oficina também inclui uma aula prática no último dia, no Parque das Nações Indígenas, onde os participantes poderão assistir demonstrações feitas pelos instrutores. Importante ressaltar que a formação é introdutória e de caráter educativo, não habilitando para a operação profissional de drones.

A iniciativa é liderada pelo produtor cultural Reginaldo Castelão (B Negão), profissional com 27 anos de experiência em produção artística no Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a demanda crescente pelo uso de drones na área audiovisual e a necessidade de formação técnica segura motivaram a criação do projeto.

“A oficina foi pensada para atender tanto quem está começando quanto profissionais que já atuam no setor cultural. Nosso objetivo é evitar acidentes e capacitar os participantes para utilizar drones de maneira segura e criativa, explorando as possibilidades que essa tecnologia traz para a arte”, destaca B Negão.

A oficina contará com estrutura completa, incluindo intérprete de Libras, material didático, lanche e Certificado especial que reforça o caráter educativo da formação. As vagas foram direcionadas para jovens a partir de 16 anos e contemplaram diferentes públicos, com 10% reservados para pessoas LGBTQIAPN+, idosas, negras, indígenas e com deficiência.

“A procura foi muito acima do esperado, o que demonstra ser uma necessidade latente oferecer oportunidades como essa. Profissionais da capital e interior do ramo imobiliário, turismo de aventura, área ambiental, cinema, então esperamos dar continuidade e expandir o projeto para novos públicos, e o apoio do Governo do Estado foi fundamental para isso acontecer’, afirma o produtor.

Para mais informações sobre o projeto: “contato.altosvoosms2025@gmail.com” (67) 9811-73478 B Negão e @fundacaodeculturams.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados