Connect with us
05 de Outubro de 2024

agronegócio

Riedel Participa de Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel em São Paulo

No momento em que Mato Grosso do Sul se prepara para assumir a liderança nacional na produção de celulose com mais de 10 milhões de toneladas por ano, o governador Eduardo Riedel (PSDB) participou na manhã desta terça-feira (01) da solenidade de abertura do Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel – ABTCP 2024, em São Paulo. Com o tema “A transformação digital dos processos produtivos promovendo ganhos em circularidade e em ações inovadoras da agenda ESG,” o evento reúne as indústrias líderes do segmento no mundo. A palestra de abertura foi feita pelo presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Paulo Hartug.

O Congresso Internacional de Celulose e Papel terá sessões técnicas e temáticas envolvendo os congressistas em torno das áreas de Celulose, Papel, Meio Ambiente, Engenharia e transformação digital, Recuperação e Energia, Nanotecnologia, Biorrefinaria, Tissue, Manutenção, Segurança do Trabalho, Reciclagem e Florestal. Os mais renomados profissionais do setor estão presentes nas apresentações desta edição. É o ambiente ideal para conhecer novas tecnologias, tendências e conhecer as iniciativas das empresas do setor em ESG.

Liderança Nacional.

Responsável por 24% da produção nacional de celulose, aproximadamente 5,5 milhões de toneladas por ano, Mato Grosso do Sul deve mais que dobrar a capacidade nos próximos quatro anos e assumir de vez sua posição como “Vale da Celulose,” com a instalação da 5ª Fábrica neste segmento no Estado.

O Projeto Sucuruí, da empresa chilena Arauco, que fará sua primeira unidade de celulose branqueada no Brasil no município de Inocência, já recebeu a Licença de Instalação (LI), concedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Segundo a empresa chilena Arauco, a capacidade de produção da fábrica será de 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano, quando iniciar suas atividades a partir de 2028. Antes mesmo da autorização, no entanto, Mato Grosso do Sul já se preparava para assumir a liderança nacional da produção, com o início das atividades da fábrica Suzano, em Ribas do Rio Pardo, além da que já está em operação em Três Lagoas e uma da Eldorado, no mesmo município.

A soma da produção das empresas alcançará mais de 10 milhões de toneladas de celulose por ano. Portanto, deve superar as 5,5 milhões da Bahia (atual líder nacional). Além destas iniciativas, a Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, também marca presença no estado. Desde o fim de 2021, a empresa tem áreas de cultivo de florestas em duas cidades sul-mato-grossenses para abastecer plantas em outras unidades da federação.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados