Connect with us
05 de Dezembro de 2024

Cidades

Rodada da Empregabilidade do setor bioenergético atraiu mais de 1 mil candidatos

A Rodada da Empregabilidade do setor bioenergético promovido pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia) e com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) atraiu o interesse de 1.027 candidatos interessados nas vagas de trabalho disponíveis em usinas de produção de açúcar e etanol em nove municípios do interior do Estado. O evento aconteceu no dia 18 de forma simultânea em todas as cidades com vagas disponíveis, além de Campo Grande, que fez os encaminhamentos.

A diretora da Funtrab, Marina Dobashi, considerou o resultado do atendimento “muito importante” pois reflete o esforço conjunto de vários órgãos públicos, como a Casa Civil, prefeituras, coordenados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), pasta à qual a Fundação está vinculada. “Todos agimos juntos no sentido de conectar um grande número de trabalhadores às vagas ofertadas, o que é essencial para o crescimento do setor”.

Na avaliação de Dobashi, “a mobilização das equipes da Funtrab e a parceria com a Biosul e o Senai e empresas do setor foram fundamentais para que pudéssemos atender centenas de candidatos em busca de novas oportunidades”.

O próximo passo, conforme explicou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, é manter essa parceria e monitorar a empregabilidade em cada uma dessas cidades. “Acreditamos que esse é apenas o começo de uma metodologia que deu certo e já estamos pensando em novas ações para continuar fomentando a empregabilidade em Mato Grosso do Sul”, pontuou.

A Biosul mapeou a demanda do setor: 376 vagas em usinas de açúcar e etanol localizadas em nove municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia ou Sonora. A Funtrab disponibilizou sua estrutura – as Casas dos Trabalhadores – para atender os candidatos em cada uma dessas cidades e também em Campo Grande. No fim do dia, 1.027 trabalhadores haviam sido atendidos e 470 encaminhados para entrevistas nas empresas.

Dourados e Nova Andradina tiveram o maior número de atendimentos: 236 cada. Em seguida vêm Sidrolândia (140), Rio Brilhante (120), Caarapó (100), Aparecida do Taboado (65) e Campo Grande (60). As menores procuras ficaram com Nova Alvorada do Sul (36), Maracaju (30) e Sonora (4).

A Casa do Trabalhador de Sidrolândia fez o maior número de encaminhamentos: 127, seguida de Caarapó (80), Dourados (68), Rio Brilhante (66), Nova Andradina (41), Nova Alvorada (25), Aparecida do Taboado (21), Campo Grande (20), Maracaju (18) e Sonora, que encaminhou para entrevista de contratação todos os quatro trabalhadores atendidos.

Os candidatos que passaram pelo atendimento na Funtrab e por alguma razão não foram encaminhados para entrevistas de contratação nas empresas terão uma nova oportunidade. Eles serão avaliados pelos técnicos do Senai para entender os motivos do não encaminhamento. Caso seja falta de qualificação, o Senai poderá convidá-los a frequentar curso de capacitação para que tenham melhores condições de empregabilidade e consigam ser contratados em outra oportunidade.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados