Connect with us
07 de Dezembro de 2024

Empreendedorismo

Sebrae estimula inovação e sustentabilidade no Ecoturismo em Bonito

Workshop reuniu empreendedores e representantes do poder público para mapearem desafios e oportunidades do destino.

Com o objetivo de reforçar as boas práticas e estimular a adoção de novas medidas pelos empreendimentos turísticos e pelo poder público no destino de Bonito e região, o Sebrae realizou o workshop “Mapeamento para Inovação e Sustentabilidade dos Negócios de Bonito/MS”, no espaço do Polo Sebrae de Ecoturismo, na cidade.

A iniciativa faz parte de ações contínuas do Polo Sebrae de Ecoturismo para que Bonito mantenha o status de destino internacional de referência, destacando-se não apenas pelas suas paisagens, mas também pelo compromisso com a preservação ambiental e integração da comunidade e dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico do município, promovendo a economia circular e gerando renda para todos os envolvidos.

“Este workshop faz parte da continuidade de um trabalho que estamos realizando com cerca de 40 atrativos e empresas do trade turístico e junto ao poder público no sentido de coletar informações para que o Sebrae calibre as ações a serem implementadas para a governança ambiental, social e corporativa de Bonito como um todo”, explica o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.

Além de uma melhor percepção de Bonito por parte dos turistas, a sustentabilidade está ligada à redução de custos de operação dos pequenos negócios, diminuição do desperdício de insumos, aumento da eficiência energética, tratamento adequado de resíduos e recursos hídricos. “Entendemos que a adoção dessas práticas é essencial para que as empresas se mantenham relevantes na mente dos consumidores. A união entre inovação e sustentabilidade é uma estratégia eficiente para atender à demanda por bens e serviços de baixo impacto ambiental”, complementa o gerente.

Participantes do Workshop Mapeamento para Inovação e Sustentabilidade dos Negócios de Bonito/MS. Crédito: Sebrae/MS

Construção de ações colaborativas

O workshop, conduzido pelas consultoras do Sebrae/MS, Camila Brandini e Maíra Rodrigues, reuniu empreendedores e funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Turismo de Bonito. A metodologia visou mapear os desafios e potencialidades do território, cujos resultados serão compilados em um relatório para orientar futuras ações do Sebrae e poder público. “Desenvolvemos essa metodologia para entender o posicionamento do território. Criamos dois Canvas para mapear os desafios e potencialidades do destino e dos negócios, e assim fornecer insights valiosos”, detalha Maíra.

Um exemplo de como inovação e sustentabilidade podem beneficiar negócios é o da empresária Silvia Schmidt, sócia do Hotel Paraíso das Águas, que conquistou pela segunda vez a certificação Lixo Zero, concedida pelo Instituto correspondente. Ela participou do workshop para compartilhar sua experiência. Há cerca de três anos, após uma consultoria do Sebrae, Silvia analisou o empreendimento mais a fundo e reconheceu a necessidade de contratar uma empresa especializada para melhorar a destinação de resíduos, prática que já realizava, mas em menor escala.

“Somos um dos únicos hotéis que não pertencem a grandes redes que fazem este trabalho sistematizado da correta destinação de resíduos. Então, é questão de as pessoas entenderem que é fácil fazer, mas precisa buscar informação e treinar a equipe. O que chamamos de ‘lixo úmido’ vai para compostagem, os itens recicláveis são pesados e separados e temos parcerias com associações e entidades para a coleta, o que gerou uma economia para nós e melhorou nossa imagem”, ressaltou a empresária.

O empresário Osvaldo Esterquile Júnior, sócio-proprietário da Di Bonito Cachaça e da InPlantar Consultoria Ambiental também participou do workshop, e frisou a importância de diversificar a oferta de produtos locais aos visitantes. “Recentemente criamos uma cachaça utilizando a castanha de Baru, como já havíamos feito com a Guavira, fruta símbolo da cidade, o que gera um argumento de venda interessante e traz autenticidade. Estou sempre testando novas receitas e ouvindo o que os clientes têm a dizer, e todos eles buscam produtos regionais para que uma recordação autêntica da região”, disse.

Para Ana Kreutzer, empreendedora proprietária de uma galeria de arte onde também oferece cursos, projetos de aceleração e educação empreendedora são essenciais, especialmente para a nova geração, para que saibam que é possível criar um pequeno negócio, colocar uma ideia em prática e pensar no desenvolvimento sustentável do local.

“Acredito que a tecnologia pode ser uma aliada importante, com o uso de aplicativos para criar redes e divulgar informações sobre o que está acontecendo na cidade e as oportunidades de capacitação. No entanto, é preciso ir além da capacitação técnica e engajar a comunidade. Mudar a cultura é o que vai permitir que as pessoas acreditem em seu potencial de inovar e de transformar suas ideias em realidade”, pontuou a empreendedora.

Mais informações aos empreendedores estão disponíveis no portal do Polo Sebrae de Ecoturismo, em ecoturismo.ms.sebrae.com.br ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que é notícia no Mato Grosso do Sul aparece aqui. Ficou mais fácil e rápido ter acesso aos fatos que importam para o seu bolso, a política, a economia, o meio-ambiente, o setor produtivo e tudo o mais que acontece nos 79 municípios.

Contato
conectems.ms@gmail.com
67 99272 9790

Web site criado e mantido pela UCR Comunicação Ltda
Matriz Brasília/DF: SQNW 108, Bloco G, Noroeste, (61) 3257 5794
Filial Campo Grande: Av. Afonso Pena, 5723 - Sala 1504, Bairro Royal Park, Edifício Evolution Business Center
Todos os direitos reservados